Petropolitano vende balas no sinal enquanto aguarda cirurgia no coração
Vendas são realizadas no sinal próximo à Praça Dom Pedro. Saiba como ajudar o senhor Joaquim!
Quem passa pelo Centro de Petrópolis, das 19h à 0h, já deve ter cruzado com o senhor Joaquim Antônio de Souza, de 64 anos. Com seu jeito acolhedor e um sorriso sincero, ele vende balas e doces para os motoristas que param no sinal próximo à Praça Dom Pedro. Mas por trás da simplicidade do trabalho, há uma história de luta, superação e, acima de tudo, esperança.
Produtos foram reajustados para R$ 1,50 – Foto: Arquivo/Sou Petrópolis –
Vida dedicada ao trabalho
Ex-açougueiro, senhor Joaquim dedicou anos de sua vida ao trabalho árduo, com jornadas que começavam antes do amanhecer e terminavam apenas à noite. A falta de tempo para cuidar da saúde acabou cobrando seu preço: exames revelaram problemas cardíacos graves, exigindo uma cirurgia de ponte de safena. O procedimento precisou ser adiado devido a uma pneumonia, prolongando ainda mais a espera por um tratamento essencial.
Trabalho no sinal
Enquanto aguarda a cirurgia, ele continua vendendo doces para garantir uma renda. Recentemente, precisou reajustar os preços — agora, cada bala custa R$ 1,50 —, valor simbólico pro tamanho do objetivo dele. “Se colocar preço muito alto, o sinal fecha e os carros vão embora. Mas vou vendendo o que dá, porque é assim que vou me mantendo”, explica.
Além dos problemas cardíacos, senhor Joaquim enfrenta outros desafios de saúde, como enfisema pulmonar e uma próstata aumentada, que também exigirá cirurgia futuramente.
À espera da aposentadoria
Faltando poucos meses para se aposentar, ele depende exclusivamente do que arrecada com as vendas para sobreviver e se preparar para o pós-operatório, período em que precisará ficar afastado por seis meses.
“O trabalho é um pouco difícil. Faltam quatro meses para eu me aposentar. Mas como ninguém vai me dar serviço com essa idade, sigo vendendo as balinhas no sinal”.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Solidariedade
A solidariedade dos petropolitanos tem sido um alívio em meio às dificuldades. Muitos clientes incentivaram Sr. Joaquim a criar um PIX, facilitando contribuições para aqueles que desejam ajudá-lo. Quem quiser apoiá-lo pode fazer o PIX através da chave 379.631.806-10 (CPF) ou comprando suas balas e doces no semáforo da Praça Dom Pedro, todos os dias quando não está chovendo.
Apesar das adversidades, Sr. Joaquim mantém um espírito positivo e agradecido. “Cada pessoa que compra comigo está me ajudando a seguir em frente. Que Deus abençoe e multiplique as bênçãos de todos”, finaliza.
Veja também:
