Connect with us

Petropolitana faz sucesso com vídeos ‘viajando no tempo’ para décadas passadas da cidade

Cultura

Petropolitana faz sucesso com vídeos ‘viajando no tempo’ para décadas passadas da cidade

Carolina Freitas, criadora do Petrópolis Sob Lentes, estreou um novo quadro em que conta curtas histórias em cenários clássicos da cidade

Petrópolis é uma cidade recheada de histórias incríveis e um projeto que vem contando-as de formas surpreendentes é o Petrópolis Sob Lentes. Criado pela jornalista Carolina Freitas, o perfil do Instagram (@petropolisoblentes) já acumula mais de 45 mil seguidores e aborda a memória da cidade por meio de vídeos com curiosidades, trajetórias de importantes empreendimentos, podcast com personalidades petropolitanas e, agora, o quadro “De volta ao passado”, que transporta os espectadores para a Petrópolis de décadas passadas.

Foto: Divulgação

“Desde que comecei a trabalhar diretamente com a memória petropolitana, em 2018, eu entendi que queria proporcionar aos moradores novas maneiras de aprender e viver a história da cidade, e esse quadro tem sido uma forma de fazer com que os petropolitanos se sintam pertencentes a narrativas que, embora curtas, emocionam e ensinam a prestar mais atenção aos detalhes e à riqueza de beleza que alguns espaços da cidades oferecem”, comenta Carol.

Elaboração do projeto

A comunicadora conta que a ideia para fazer o quadro surgiu durante a Bauernfest, em 2024, quando ela vestiu alguns trajes de época na festa. “Adorei a sensação e dali em diante passei a me perguntar: como proporcionar outras imersões na história como essa que eu vivi e fazer com que elas cheguem a mais pessoas?”.

Foto: Divulgação

Daí, Carol estruturou o “De Volta ao Passado”, que, como ela define, tem o intuito de proporcionar nos internautas diferentes emoções e sensações ao testemunharem breves histórias com cenários da cidade como pano de fundo.

A cada edição, a jornalista encarna seu lado atriz e se caracteriza de acordo com uma década passada. No primeiro vídeo, a viagem foi para o Palácio Quitandinha na década de 1960. Na segunda edição do projeto, lançada em fevereiro, a petropolitana foi parar no Grande Hotel, nos anos 1930.

Confira o vídeo dos anos 60:

Parcerias com empreendedores locais

O projeto é desenvolvido com o apoio de profissionais locais, como o Errejota Collab, que faz a curadoria de trajes e acessórios, além de produzir a estética e captação dos conteúdos; a consultora de imagem Ro Mello, que garante que a caracterização harmonize com a essência de Carol e que auxilia nas pesquisas de época; e o Salão Werner Coiffeur, que desenvolve a maquiagem e penteados.

“Neste último, levamos cerca de dois meses entre a pesquisa dos trajes de época e a construção dessa personagem. Depois de muitas buscas, consegui o chapéu e o vestido com a professora de teatro Andrea Dutra, que gentilmente cedeu os itens para a captação do conteúdo. Também estávamos com dificuldade em obter sapatos que remetessem ao estilo boneca daquele tempo. Foi quando estabeleci uma parceria com a Jofear Calçados, que de imediato apoiou o projeto e encomendou um par especialmente para a ação”, conta.

Foto: Divulgação

Promoção da cultura e turismo

“É um processo bastante trabalhoso e muitos nem imaginam as várias etapas que o projeto envolve. Esse é um quadro que promove a cultura e o turismo da cidade de uma forma não convencional e que, em tão pouco tempo, já é querido por muitos”, declara.

Para tornar o projeto ainda mais enriquecedor, a jornalista tem o desejo de articular parcerias com o município para que, em breve, os vídeos de um minuto e meio possam se tornar ações mais duradouras e que ocupem também outras plataformas, atingindo mais e mais pessoas.

Confira o vídeo dos anos 30:

Relatos emocionados

Carol conta que, no vídeo do Grande Hotel, uma pessoa relatou que a produção a fez lembrar do último encontro que teve com uma pessoa especial antes que ela falecesse. “Os vídeos podem ser curtos, mas têm efeitos inimagináveis em quem assiste. Os internautas têm se emocionado com o resultado e eu também”.

As duas próximas edições do quadro já estão sendo trabalhadas. Num dos vídeos, Carol viajará ainda mais longe no passado e, no outro, avançará para uma década mais contemporânea. “O De Volta ao Passado nos convida a imaginar histórias de vida que se passaram na cidade em diferentes épocas e isso faz com que nós tenhamos diferentes olhares com relação a Petrópolis”.

Foto: Divulgação

Projetos audiovisuais e presenciais

Lançado no final de 2024, o Podcast do Petrópolis Sob Lentes chega ao seu sétimo e oitavo episódios neste mês. Disponível no Spotify e no YouTube, o programa recebe convidados de diferentes segmentos para conversar sobre a cultura, a história, o passado, o presente e também o futuro de Petrópolis. Os episódios são publicados quinzenalmente e podem ser conferidos clicando aqui.

Foto: Divulgação

Além disto, em fevereiro, Carol estreou seu mais novo projeto presencial, o “Chocolate com História: Sabores e Saberes”. São encontros mensais intimistas que acontecem na Caracol Chocolates, na Avenida Ipiranga, onde Carol aborda diferentes temas relacionados à história da cidade.

“Cada edição será regida por um assunto e contará com a presença de um convidado que vai enriquecer a experiência a partir de sua própria atuação ou experiência no ramo. É uma oportunidade de colocar em contato pessoas com os mesmos interesses e viabilizar também o acesso em primeira mão a pesquisas e projetos envolvendo a cidade”, explica.

Foto: Divulgação

A próxima edição acontece na véspera do aniversário de Petrópolis, no dia 15 de março. Mais detalhes podem ser obtidos no Instagram @petropolisoblentes.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir