Espetáculo ‘Som e Luz’ voltará a ser exibido no Museu Imperial
Governo do Estado, Enel e Prefeitura de Petrópolis anunciaram investimentos para a retomada do show
O espetáculo “Som e Luz”, que revive a história da família imperial nos jardins do Museu Imperial, a partir de projeções noturnas, deve voltar com suas exibições, pausadas em 2019, em breve. Isto porque, neste domingo (2), o governador Cláudio Castro anunciou a modernização dos equipamentos utilizados no espetáculo.
Foto: Reprodução/museus.cultura.gov.br
O retorno das apresentações será viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do investimento de R$ 1,7 milhão da Enel. Suspenso desde 2020, o evento volta a integrar o circuito cultural e histórico do município.
Castro destacou a utilização de equipamentos modernos para a retomada do projeto e reforçou a relevância da iniciativa para a preservação da memória histórica. A previsão é que o espetáculo seja mantido pelos próximos 10 anos.
“A história do país precisa ser valorizada e essa iniciativa tem papel fundamental no turismo. O resgate da memória nacional fortalece políticas culturais e destaca a identidade do Estado. Petrópolis tem um papel central nesse contexto e seu potencial histórico precisa ser ainda mais promovido”, afirmou o governador.
Foto: Divulgação
O Som e Luz
Criado em 2002, o evento ocorre no Museu Imperial, um dos destinos mais visitados do Rio de Janeiro. Anualmente, cerca de 100 sessões eram realizadas, reunindo 250 espectadores por apresentação. Desde o lançamento, mais de 400 mil pessoas já acompanharam a performance, que utiliza efeitos especiais de iluminação e som para narrar a história de Dom Pedro II.
A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou a importância da modernização do projeto. “O ‘Som e Luz’ atrai tanto visitantes quanto moradores. Com essa renovação, o público terá uma experiência aprimorada, aliando tecnologia e patrimônio histórico”.