Há 5 anos sem exibição, Espetáculo Som e Luz segue sem previsão de retorno no Museu Imperial
Apresentações foram suspensas em 2019
O espetáculo “Som e Luz”, que faz parte da programação cultural de Petrópolis e revive a história da família imperial nos jardins do Museu Imperial, a partir de projeções noturnas, segue sem previsão de retorno para as exibições. As apresentações estão suspensas desde o fechamento de todas as atividades do palácio devido à pandemia, em 13 de março de 2019.
Foto: Reprodução/museus.cultura.gov.br
Aquisição dos equipamentos
De acordo com a instituição, o desgaste natural e a obsolescência dos equipamentos impedem o retorno das exibições. O Projeto de Modernização do Espetáculo foi inscrito na Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O plano original era arrecadar, via patrocínio, os recursos necessários para a substituição dos equipamentos, bem como o retorno do espetáculo. Porém, a verba arrecadada não foi suficiente.
“Foram captados 1/3 do total do projeto, o que possibilitou apenas a aquisição dos equipamentos de sonorização, projeção e automação. Estamos agora em fase de captação de recursos para os equipamentos de iluminação, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da SECEC-ICMS”, esclarece a instituição.
Esforços para o retorno das apresentações
Sem uma previsão de retorno das apresentações, que atraem turistas e moradores da cidade, a instituição ressalta que, uma vez que depende de outros fatores além da gestão, como a disposição do ente privado em destinar recursos para o projeto incentivado, a meta é ter a sua retomada ainda no primeiro semestre de 2025.
“Estamos com muita esperança, pois agora contamos com o empenho do governo municipal e seus secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, assim como do COMTUR e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau para a viabilização da retomada do espetáculo o quanto antes”.
Foto: Reprodução/Trip Advisor
Apresentações
Com a melhoria na qualidade dos efeitos sonoros e visuais, assim que possível o retorno, as apresentações serão mantidas conforme a primeira temporada.
“A princípio, serão mantidas as apresentações como eram feitas antes da sua paralisação, ou seja, às quintas, sextas e sábados, às 20h, com possibilidade de apresentações extras (mediante agendamento para grupos especiais) às 19h e 21h. Serão oferecidas apresentações gratuitas para grupos escolares e ingressos promocionais para petropolitanos, em dias e horários a serem definidos”, diz a instituição.