Connect with us

Entrevista: Hingo Hammes, novo prefeito de Petrópolis, fala sobre planos para os próximos 4 anos

Cidade

Entrevista: Hingo Hammes, novo prefeito de Petrópolis, fala sobre planos para os próximos 4 anos

Saiba o que Hingo planeja em relação à prevenção de tragédias, mobilidade urbana, cultura, turismo, educação, saúde e muito mais!

No dia 1° de janeiro de 2025, Hingo Hammes, do Progressistas (PP), assumiu a Prefeitura de Petrópolis. Em outubro do ano passado, o então candidato obteve 74,74% dos votos válidos no segundo turno, um total de 108 mil eleitores. Em entrevista à Sou Petrópolis, Hingo conta sobre as suas expectativas para a gestão dos próximos quatro anos. Saiba o que Hingo planeja em relação à prevenção de tragédias, mobilidade urbana, cultura, turismo, educação, saúde e muito mais!

Foto: Divulgação

1. A última administração da prefeitura deixou alguns grandes problemas em andamento no município, dentre eles, a falta de coleta do lixo e a falta de pagamento dos profissionais da educação. Quais providências o seu governo está tomando em relação a essas e outras questões?

H.H: As ações para controlar a crise sanitária no município iniciaram já no dia 1º de janeiro. Em apenas dez dias, mais de 4 mil toneladas de lixo domiciliar foram recolhidas, além de entulhos, resíduos da coleta seletiva e a realização de diversas ações de limpeza urbana, como capina e roçada, para restabelecer as condições adequadas de saúde e higiene na cidade.

A parceria com o Governo do Estado garantiu o reforço de máquinas e tráfegos enviados pelo INEA, enquanto a abertura da Estação de Transbordo de Resíduos acelerou significativamente os serviços de coleta e destinação de resíduos.

Sobre os atrasos no pagamento dos profissionais da educação, já realizamos o pagamento do 1/3 das férias e iniciamos um plano de reestruturação financeira em todas as secretárias. Determinei também a revisão de contratos e de otimização de recursos para atender outras demandas prioritárias.

Veja também: Acúmulo de lixo, desmatamento e maus-tratos aos animais foram os crimes ambientais mais denunciados em Petrópolis em 2024

Foto: Divulgação

2. Além disto, muitos trabalhos de prevenção às tragédias climáticas em Petrópolis não foram realizados. Com a chegada do verão, os petropolitanos ficam sempre receosos e, já nas últimas chuvas, uma série de ocorrências foram registradas. Quais serão as suas ações para a prevenção de desastres e quais as principais intervenções que serão realizadas?

H.H: No primeiro dia de governo visitei a sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que está preparada para atender à população. Os sistemas de alerta (sirenes, Cell Broadcast e as cancelas eletrônicas) estão em funcionamento e sendo utilizados dentro dos protocolos de Defesa Civil. Também estamos atualizando o Plano Verão.

Outro ponto importante é a integração com órgãos do Governo do Estado, como o Cemaden e o DRM. Além disso, estamos mapeando áreas de risco e intensificando ações de conscientização da população. Estamos em constante diálogo com o governo Estadual e Federal para garantir que obras essenciais sejam realizadas.

Veja também: Petrópolis está preparada para evitar tragédias climáticas?

Foto arquivo: Marianny Mesquita

3. Ainda falando sobre obras, Petrópolis conta com algumas paralisadas já há alguns anos, como a Ligação Bingen-Quitandinha, essencial para melhorar a mobilidade urbana da cidade, e o Teatro Dom Pedro, grande aparelho cultural do município. Como será o andamento para a conclusão destas e de outras grandes obras aguardadas pela população?

H.H: Em visita ao Theatro Dom Pedro nesta semana determinei a retomada das obras. A previsão é que o espaço, totalmente reformado, restaurado e modernizado, será reaberto e entregue à população ainda no primeiro semestre de 2025.

Em relação à Ligação Bingen-Quitandinha, estamos em diálogo com os órgãos responsáveis para retomar o projeto o mais breve possível, garantindo avanços na mobilidade urbana da nossa cidade.

Veja também: Paradas desde outubro, obras no Theatro Dom Pedro devem ser finalizadas até junho deste ano

Foto: Divulgação

4. Em relação ao turismo, vemos que cidades próximas a Petrópolis estão crescendo muito, como Miguel Pereira, com o Parque dos Dinossauros, e Areal, com as vinícolas. Enquanto isto, Petrópolis não recebe grandes novidades há algum tempo. Quais os principais pontos defendidos pelo seu governo para o fortalecimento do turismo? Pretendem investir em novos espaços de lazer e eventos? Se sim, quais estão em planejamento?

H.H: O turismo é um dos motores do desenvolvimento econômico e social da cidade. Para fortalecer o setor, algumas estratégias estão definidas. Uma parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, onde serão intensificados os esforços de divulgação de Petrópolis como um destino rico em atrativos, e a participação de feiras e eventos de promoção para posicionar uma cidade no mercado turístico.

Estratégias de marketing serão externas para nichos específicos, como turismo de natureza, história, cultura, rural e cervejeiro. A promoção de eventos e festivais já é uma prática em Petrópolis, mas o objetivo é ampliá-los e qualificá-los, oferecendo uma maior variedade de atrações ao longo do ano. Entre as possibilidades em discussão estão festivais de música, gastronomia e cultura, que atraem turistas e movimentam o comércio local.

Vamos fomentar parcerias com a iniciativa privada, essencial para implementar novos projetos turísticos, com investimentos em infraestrutura e novos empreendimentos que tragam mais opções para os turistas, aumentando também sua permanência no destino. Além dessas ações, o governo municipal pretende fortalecer eventos tradicionais como o Bauernfest, a Festa da Itália, o Bunka-Sai e o Natal Imperial, ampliando sua estrutura e visibilidade.

Veja também: 14 grandes eventos já estão confirmados para 2025 em Petrópolis

Foto: Divulgação

5. Na educação, pretende convocar os concursados que aguardam serem chamados? Quais outras iniciativas serão tomadas para atender melhor os alunos da rede pública?

H.H: Sim, os concursados serão convocados de forma gradual e sempre com muita responsabilidade. Estamos comprometidos em valorizar o funcionalismo público em todas as áreas, e no caso da educação, a finalidade é garantir um ensino de qualidade aos nossos alunos.

6. Por ser formado em educação física, é de se imaginar que você fará investimentos para facilitar o acesso da população aos cuidados da saúde física. Isto está nos seus planos? E em relação ao setor geral da saúde em Petrópolis, como pretende melhorar os serviços e atendimento?

H.H: A prática de atividades físicas será incentivada por meio da revitalização de espaços públicos e da criação de projetos comunitários que estimulem a população a cuidar da saúde. A lei do Agita Petrópolis é de minha autoria, nosso planejamento é aumentar ainda mais os núcleos por toda a cidade. No setor geral da saúde, o objetivo é ampliar o acesso e melhorar o atendimento em todas as unidades, com foco na atenção básica.

Foto: Divulgação

7. Para finalizar, o que o povo petropolitano pode esperar da gestão municipal nos próximos quatro anos, e que ficou a desejar nos últimos três?

H.H: Nosso objetivo é reconstruir a cidade com dedicação, conduzindo o governo com responsabilidade e total transparência. O foco estará sempre no bem-estar da população e nas prioridades coletivas.

Durante os 11 meses em que estive à frente do governo em 2021, trabalhei intensamente, e meu compromisso é ampliar ainda mais esse esforço, nos próximos 4 anos, promovendo uma gestão que resgate o orgulho dos moradores de serem petropolitanos.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir