Connect with us

Especialistas de Petrópolis dão dicas de como começar o ano de forma saudável

Saúde

Especialistas de Petrópolis dão dicas de como começar o ano de forma saudável

Veja as dicas da nutricionista, Camila Mognatti, e da fisioterapeuta, Wandriane para manter a saúde em dia

O final do ano é marcado por muitas confraternizações e momentos de celebração. Mas como começar o ano novo de forma saudável, sem abrir mão de aproveitar as festas? A nutricionista e professora da Estácio Petrópolis, Camila Mognatti, traz dicas práticas para manter a saúde e o equilíbrio mesmo durante as ceias e confraternizações.

Foto: divulgação

Depois das festas retome à rotina com foco

A nutricionista orienta que, no dia seguinte, retome a alimentação normal e invista em muita água. A hidratação ajuda o corpo a eliminar as toxinas e manter o equilíbrio.

“O ganho de peso só ocorre se o exagero for excessivo. Uma refeição fora do comum em uma semana não será suficiente para causar aumento de peso”, alertam os especialistas. É importante lembrar que o ganho de peso é uma equação simples: precisamos gastar mais energia do que consumimos. Manter-se ativo, mesmo durante o fim de ano, pode ajudar a controlar esse gasto energético”.

Foto: Reprodução da internet

Dicas para evitar excessos

Camila Mognatti também sugere evitar as sobras das ceias das festas.

“Não adianta ficar comendo os restos das festas o mês inteiro. Isso só prolonga o ciclo de excessos e compromete o equilíbrio. Evite!”

Atividades físicas

É normal ganhar algumas ‘graminhas’ após as festas, mas o mais importante, segundo a nutricionista é manter as atividades físicas.

“Isso ajuda a equilibrar a ingestão calórica e contribui para a sua saúde. Com essas pequenas atitudes, é possível ter um final de ano cheio de sabor e saúde”. finaliza.

E o começo de ano sempre traz promessas novas, além de antigas, que frequentemente são renovadas. Para quem colocou como meta praticar exercício físico, algumas dicas podem ajudar a ter uma rotina mais leve e livre de lesões. Veja algumas dicas da professora do curso de Fisioterapia da Estácio, Wandriane, sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar lesões ao se exercitar.

Foto: Reprodução da internet/Blog Total Pass

Aquecimento

Conforme a fisioterapeuta, o aquecimento prepara o corpo para o esforço físico, aumentando a circulação sanguínea, a temperatura muscular e a flexibilidade, reduzindo o risco de lesões. Os alongamentos ajudam a manter a amplitude de movimento articular e muscular, prevenindo rigidez e encurtamentos. Ambos são fundamentais para quem está começando, pois o corpo ainda não está adaptado à carga de exercícios.

Cuidados com lesões

A fisioterapeuta Wandriane explica que as lesões mais comuns incluem entorses, distensões musculares e fadiga muscular. Elas ocorrem devido ao aumento da intensidade dos treinos, falta de preparo físico, desidratação e/ou uso inadequado de equipamentos.

“Para preveni-las, é importante se aquecer adequadamente antes de praticar exercícios, se hidratar, usar roupas leves e calçados apropriados, além de evitar treinar em horários de calor extremo. É fundamental respeitar os limites do corpo, progredindo gradualmente na intensidade dos exercícios, de preferência com auxílio de um profissional”, explica.

Foto: reprodução internet

Consulta médica

Wandriane afirma que pessoas sedentárias devem consultar um profissional de saúde para avaliar as condições físicas antes de iniciar qualquer atividade.

“Começar com atividades de baixo impacto, como caminhada ou até mesmo hidroginástica, também é recomendado. A fisioterapeuta lembra que é importante priorizar o fortalecimento muscular e o alongamento como parte da rotina, e estabelecer metas realistas para progredir de forma gradual, com orientações médicas”.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir