Connect with us

Conheça o Escola de Cineclube, projeto que vem levando arte e cultura aos estudantes de Petrópolis

Educação

Conheça o Escola de Cineclube, projeto que vem levando arte e cultura aos estudantes de Petrópolis

Projeto fomentou a criação de três novos cineclubes escolares, Cine Gerações, Cineclube Capivara e MFB Cineclube, na 24 de Maio, Centro e Posse

O Cine Pagu, cineclube itinerante e escola de cinema que atua em Petrópolis desde 2017, realizou, ao longo de 2024, o projeto “Escola de Cineclube”. A iniciativa promoveu a formação cineclubista em quatro escolas da rede municipal de ensino e, após quatro meses de oficinas práticas e teóricas, os estudantes fundaram três novos cineclubes na cidade: Cine Gerações, Cineclube Capivara e MFB Cineclube.

Foto: Divulgação

Com oficinas que abrangeram cineclubismo, curadoria, comunicação e produção, o projeto incentivou os alunos a liderarem todas as etapas, desde a fundação de seus cineclubes até a organização das sessões de estreia. Os cineclubes criaram identidades visuais, perfis no Instagram e selecionaram os filmes exibidos nas sessões de lançamento, todas organizadas e apresentadas pelos próprios estudantes.

Os colégios que participaram da ação foram a Escola Municipal Clemente Fernandes (24 de Maio), Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont (Centro), Escola Municipal Beatriz Zalesky e Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo (ambas na Posse).

Foto: Divulgação

Experiência transformadora

Na Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont, os encontros ultrapassaram o cineclubismo tradicional. Cada sessão abordou uma temática relacionada às vivências dos alunos, traduzindo essas experiências em atividades práticas de fotografia.

O resultado foi uma exposição final com as imagens capturadas ao longo dos meses, consolidando a expressão artística dos estudantes em um formato inédito para eles. Esse trabalho destacou a capacidade do cineclube de se adaptar e enriquecer as especificidades de cada contexto escolar.

Foto: Divulgação

Um cineclube que nasceu filmando

Na Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo, o projeto tomou um rumo especial. Durante o encontro de mapeamento, os alunos demonstraram um forte interesse em aprender a realizar um filme. Inspirados pelo entusiasmo do grupo, a equipe do projeto decidiu incorporar a realização audiovisual ao processo formativo.

Os alunos participaram de oficinas práticas de roteiro, fotografia, luz, enquadramento, edição e montagem, e criaram o documentário “Do silêncio ao espaço: vozes do bairro”. O curta-metragem, dirigido e editado pelos próprios estudantes, abordou histórias do bairro da Posse e deu voz à comunidade local. No dia 04 de dezembro, o filme foi exibido no lançamento oficial do cineclube MFB, tornando-se o ponto alto da sessão inaugural.

Foto: Divulgação

O pioneiro Cine Gerações

O Cine Gerações, fundado na Escola Municipal Clemente Fernandes, se destacou pelo engajamento de toda a comunidade escolar. A sessão de estreia foi realizada na Sala de Cinema Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni), reunindo alunos, professores, funcionários e público externo.

Além de ser o cineclube com maior adesão, o Cine Gerações foi pioneiro ao criar um cineclube que busca envolver diferentes gerações na escola e fora dela, evidenciando o potencial do cineclubismo para fortalecer laços comunitários e abrir novos horizontes culturais.

Foto: Divulgação

Onde encontrá-los?

Os novos cineclubes seguem divulgando suas atividades nas redes sociais, com perfis no Instagram criados durante as oficinas do projeto. Confira e acompanhe: @cinegeracoes_, @cineclubecapivara.bz e @mfb.cineclube.

“O cineclubismo possui um longo histórico em Petrópolis, com uma tradição rica e profundamente conectada à própria história do cinema. Fomentar essa prática entre as novas gerações é uma oportunidade única de fortalecer essa história. Os jovens que participaram do projeto se envolveram profundamente com o processo e perceberam como o audiovisual é uma excelente ferramenta para abordar qualquer tipo de assunto e temática. Temos certeza de que os cineclubes criados nas escolas terão muitos desdobramentos no futuro.”, afirma Beatriz Ohana, Diretora Geral e Executiva do Cine Pagu.

Foto: Divulgação

Sobre o projeto

O “Escola de Cineclube”, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, mostra como o audiovisual pode criar trocas entre realidades, formar novos públicos e promover espaços de expressão nas escolas públicas de Petrópolis.

Maiores informações no Instagram @cine.pagu ou pelo e-mail cineclubepagu@gmail.com.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir