Conheça Alan Ribeiro, ator petropolitano que vem fazendo sucesso no Brasil e no mundo
Petropolitano estreou na nova novela da Globo, Garota do Momento, além de estar em filme lançado na Europa. Em entrevista à Sou Petrópolis, ele contou sobre a participação nestas e em outras produções teatrais, musicais e cinematográficas
No início deste mês de novembro, estreou na TV Globo a nova novela da faixa das 18h, Garota do Momento. A produção teve cenas gravadas em Petrópolis e, além disto, conta com um petropolitano no elenco, o ator Alan Ribeiro, de 27 anos. Ele aparece no primeiro capítulo da novela, disponível gratuitamente no GloboPlay, e retorna nesta quarta-feira (27), no 20° episódio.
Fotos: Divulgação
Formado em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Martins Penna, o petropolitano se divide entre a cidade natal e a capital do Rio de Janeiro, onde consegue seus principais trabalhos, mas eles não se limitam apenas ao Brasil. Alan já esteve em produções reconhecidas internacionalmente, chegando até à Europa.
Além da novela, o petropolitano já participou de diversas peças teatrais, filmes, clipes musicais, campanhas publicitárias e diversos outros projetos. Em entrevista à Sou Petrópolis, o ator contou mais sobre a sua trajetória e próximos passos na carreira. Confira!
Fotos: Divulgação
Quando surgiu o seu interesse pela atuação? E quando isso se tornou sua profissão?
A.R: Meu interesse pela atuação começou quando eu tinha 8 anos de idade, em um projeto social chamado “Estrela do Amanhã”, que tinha perto da minha casa. Junto com o teatro, eu comecei a fazer parte do coral da escola. Desde então eu não deixei de respirar teatro e música.
Entendi que essa seria minha profissão a partir do momento em que eu fui convidado, ainda adolescente, a fazer parte da Satura Companhia de Teatro, na companhia do meu professor de teatro do projeto social. Fred Justen passou de professor para diretor e um grande amigo. Com a Satura fiz diversos espetáculos do infantil ao teatro adulto por bons longos anos.
Trabalhos feitos para o teatro. Fotos: Divulgação
Você estreou na nova novela da Globo, Garota do Momento, que teve cenas gravadas em Petrópolis. Quando você foi escalado, você já sabia disso? Como foi poder gravar na sua cidade natal?
A.R: Eu fui escalado para fazer o Josiel na novela três meses antes das gravações das minhas cenas. E gravar na minha cidade natal foi um grande abraço no coração, pois fazia uns 10 anos que não pisava em Petrópolis com algum trabalho meu. Foi um momento bonito, emocionante e cheio de significados para mim.
Você vai continuar aparecendo em outros episódios da novela?
A.R: Além do Capítulo 1, que foi ao ar no dia 4 de novembro, meu personagem volta no capítulo 20 para mais uma cena com seu amigo Basílio. A relação de amizade dos dois é como um laço de irmãos, foi assim que senti na primeira vez que li o roteiro das cenas.
A autora Alessandra Poggi tá deixando essa novela cada vez mais bela a cada cena criada, e a direção da Natalia Grimberg e do seu braço direito, Jeferson De, tem sido o diamante lapidado da Garota do Momento.
Fotos: Divulgação
Além da novela, se quais outras produções você já participou?
A.R: Neste momento, eu estou com o filme “Ruas da Glória” estreando e rodando em um dos grandes festivais de cinema da Europa em Tallinn, que é uma cidade da Estônia.
No Brasil, estou em turnê pelo Sul com a peça “A Falecida” de Nelson Rodrigues, com direção de Sérgio Módena, onde a protagonista é minha conterrânea Camila Morgado. Ainda esse ano, fiz parte do elenco do espetáculo “Bibi – Uma Vida Em Um Musical”, que conta a história da grande atriz Bibi Ferreira.
Mas desde que cheguei no Rio fiz clipes como “Homem ao Mar” da banda Stereophant, fiz uma participação em “Segundo Sol”, uma novela das nove da TV Globo, fiz um filme do Johnny Massaro chamado “Depois Quando” e também gravei diversos comerciais pra Coca-Cola, Spoleto, Americanas, Estácio e recentemente Sony Music.
Trabalhos feitos para o cinema. Fotos: Divulgação
Quais foram os principais feitos da sua carreira e quais são os seus planos para o futuro?
A.R: Este ano, um dos meus principais feitos da carreira foi estar ao mesmo tempo no cinema, TV, teatro, teatro musical e ainda fazendo comerciais para grandes empresas como a Sony Music. Meus planos para o futuro já estão sendo trabalhados e já começa com mais turnê com o teatro em Janeiro de 2025 e em breve uma estreia nacional do filme “Ruas da Glória”.
Trabalhos feitos para a TV, publicidade e audiovisual. Fotos: Divulgação
Como você se sente tendo saído de uma “cidade pequena” e podendo alçar sonhos tão grandes? Quais são as suas dicas para quem também tem a mesma ambição?
A.R: Eu vivo meu sonho todos os dias e ver que venho alcançando novos objetivos e subindo cada vez mais meus degraus de evolução pessoal e profissional tem sido inspirador para mim mesmo, que tinha um certo medo do mundo grandioso que se encontra fora de casa. Então, sair de Petrópolis para buscar a expansão da minha carreira foi uma das coisas mais certas que eu poderia ter feito. Com muito estudo, pulso e coragem de enfrentar o desconhecido a gente acaba conquistando nosso espaço, aos poucos e com muita paciência. Vai levar um tempo, mas estando certo do que quer, as coisas começam a acontecer e você vai de encontro ao que também está de encontro com você.
Fotos: Divulgação
Os próximos passos da carreira de Alan podem ser acompanhados pelo Instagram @oalanribeiro.