Professor de Petrópolis dá dicas para ir bem no Enem 2024
As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro
Um dos concursos mais concorridos no Brasil, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é porta de entrada para muitos jovens que desejam ingressar em universidades públicas e privadas. Há poucos dias para a prova, que será realizada no dia 3 e 10 de novembro, é importante ter um planejamento para não deixar nenhum conteúdo de fora das revisões.
Por nisso, conversamos com Leandro Ricon, professor do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, de graduação e do mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, sobre boas práticas para se preparar nesta reta final de estudos.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Estratégias para reta final de preparação para o Enem
Leandro detalha que as principais estratégias que os alunos podem adotar nessa semana da prova é revisar o conteúdo que tenham mais dificuldade e cuidar da alimentação e regular o sono.
“A prova do ENEM, bem como qualquer processo seletivo, demanda uma preparação que deve ser feita ao longo do tempo. Assim sendo, focar nos conteúdos que o estudante julga mais complexos e tentar se acalmar para a prova – mesmo sabendo da dificuldade disto – é um dos pontos que percebo como mais pertinentes”.
Equilíbrio
O professor ressalta que uma avaliação como o ENEM demanda uma preparação feita ao longo da formação do estudante. Nesse sentido, estudar 10 horas por dia na semana anterior à prova pode levar o aumento da ansiedade dos alunos no momento da avaliação.
“Tentar equilibrar uma rotina de estudos mais leve nessa reta final com atividades com os amigos e famílias e relaxamento antes da prova pode ser uma boa opção”.
Revisões e simulados
Estudar através de simulados é sempre uma ótima opção. Rincon explica que com a ampliação do acesso à internet é possível conseguir realizar vários simulados que podem, tranquilamente, funcionar como uma revisão geral para a prova.
“Os estudantes também podem acessar as provas anteriores do ENEM e tentar respondê-las”.
Segundo o professor, compreender quais são as suas dificuldades é fundamental para a organização dos estudos.
“Cada estudante deve procurar organizar sua forma de estudar. Em primeiro, localizar a área em que sente mais dificuldade. Em seguida, dentro dessas áreas, localizar a matéria específica. Após isso, localizar o conteúdo que se tem dificuldade, afinal de contas, raramente o aluno possui dúvidas acerca de todo o conteúdo de uma disciplina. A partir daí, organizar uma revisão que foque a maior quantidade de tempo possível nesses tópicos. Essa revisão funciona bem, pelo relato dos alunos, se for feita a partir de questões que já apareceram nas provas”.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Organização do tempo durante a prova
Para Leandro, existem várias formas de organizar e responder à prova. Uma delas é focar em responder as questões da área em que o aluno tem mais conhecimento.
“Isso pode auxiliar em dois sentidos. Em primeiro, ao se responder a área em que mais se tem interesse, o aluno possivelmente ganha tempo para responder as demais questões. Em segundo, as questões que ele julga ‘mais fáceis’, isso faz com que elimine as dúvidas, gerando mais confiança ao realizar o restante da prova”.
Redação do Enem
O professor destaca que a redação do ENEM é um dos pontos centrais da avaliação e onde os principais erros aparecem. Para evitá-los, ele aconselha que os alunos devem focar no tema proposto, sem fugir da ideia principal.
“Os principais erros que os alunos devem tentar evitar durante a redação são fugir do tema proposto ou apenas tratá-lo de forma tangencial; não apresentar repertório cultural para sustentar sua argumentação. O principalmente é apresentar os elementos necessários da proposta do tema. No mais, desejo a todos os estudantes uma boa prova!”, finaliza o professor.