Projeto promove encontro entre mães neste sábado em Petrópolis
Criado pela enfermeira Patrícia Santos, o Rede de Mães reúne mais de 170 participantes para compartilhar os desafios e os prazeres da maternidade
Ser mãe é uma dádiva, mas também traz grandes desafios. Durante a gestação e o puerpério, muitas mulheres se sentem sozinhas. E pensando em ajudá-las, a enfermeira e consultora em amamentação Patrícia Santos criou o projeto Rede de Mães, em Petrópolis. Com ele, as participantes se encontram mensalmente para compartilhar suas experiências na maternidade. A próxima reunião do grupo acontece já neste sábado (26), em Corrêas.
Foto Divulgação
O início
A ideia do projeto surgiu de uma necessidade pessoal de Patrícia, após passar por dois puerpérios difíceis. “Senti que essa era uma fase muito solitária, mesmo estando acompanhada do bebê o tempo todo. Sabia que isso estava acontecendo com outras mães também, mas não encontrei nenhum espaço em Petrópolis para compartilharmos nossas experiências”, comenta.
Assim, ela convidou algumas de suas pacientes e amigas gestantes ou que também tinham tido bebês, para fazer o primeiro encontro presencial, há dois anos. “Com o passar dos meses, as mães foram convidando outras, e a rede foi crescendo. Tivemos a grata chegada da Julia, professora da Dança Materna, que somou à rede, e hoje somos cerca de 170 mães”, relata.
Foto Divulgação
Como funciona?
Os encontros acontecem uma vez ao mês, com rodas de conversa entre gestantes e puérperas. “Discutimos sobre o maternar, as dificuldades que atravessamos para criarmos e educarmos nossos bebês. Falamos sobre os nossos partos, desafios e maravilhas da amamentação, compartilhamos nossas dores e alegrias da transformação que acontece no nosso corpo, mente, vida social e trabalho quando nos tornamos mães”.
Patrícia define a Rede de Mães como um espaço seguro para criar vínculos e deixar as lágrimas caírem. “Nos abraçamos tanto fisicamente quanto virtualmente, com palavras, e nos fortalecemos com a ajuda das outras que estão passando pela mesma fase ou passaram há pouco tempo. Ter esses encontros faz com que cada uma das mães possa se reconhecer nos olhos das outras”.
Por lá, todas são bem-vindas. “Nos encontramos no reconhecimento e também nas diferenças, compreendendo que questões como acesso a uma rede de apoio, nossa orientação sexual e cor impactam em nossas experiências, que serão sempre acolhidas”, finaliza.
Foto Divulgação
Como participar?
Para quem quiser participar do próximo encontro, que terá como tema “conversas paternas” (com a presença dos papais), as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo perfil oficial do Instagram @redede.maes ou das organizadoras @consultora.patriciasantos e @juliafernandesatriz.
Os encontros acontecem no Ateliê Casa Tempo, em Corrêas, normalmente aos sábados ou domingos, de 10h a 12h. O deste sábado, 26 de outubro, marca o aniversário de dois anos da Rede de Mães.
Existe uma taxa de participação que varia entre R$ 30 e R$ 40, direcionada para a manutenção do espaço e para um fundo usado para enviarem comidinhas gostosas para as participantes que tiveram bebê recentemente.
Veja também:
- Gari de Petrópolis viraliza dançando durante o trabalho: “Nunca pode faltar alegria”
- UNIFASE Petrópolis oferece curso de gratuito de massagem para gestantes e pais fortalecerem vínculo com os bebês
- [Dia do Professor] Professora há 25 anos, petropolitana é destaque pela criatividade nas aulas de Literatura