Connect with us

Entrevista: Hingo Hammes e Yuri Moura apresentam as suas propostas para Petrópolis

Cidade

Entrevista: Hingo Hammes e Yuri Moura apresentam as suas propostas para Petrópolis

Neste domingo (27), os candidatos concorrem à Prefeitura de Petrópolis no segundo turno das Eleições Municipais 2024

Neste domingo (27), mais de 245 mil eleitores petropolitanos vão às urnas depositar seus votos no segundo turno das Eleições Municipais 2024. Em Petrópolis, disputam a Prefeitura os candidatos Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL). Em entrevista à Sou Petrópolis, ambos comentaram sobre a sua trajetória política, valores defendidos e propostas para a cidade nos próximos anos. Confira:

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Hingo Hammes

Primeiro, poderia me passar um breve resumo sobre quem é o Hingo Hammes. Onde nasceu, idade, profissão, experiência política, quais são os valores que você defende e qual espectro político (esquerda, direita ou centro)?

H.H: Nasci em Petrópolis, em 1977. Sou formado em Educação Física e tenho especialização em gestão esportiva. Fui presidente da Liga Petropolitana de Desportos de 2014 a 2016 e fui secretário Municipal de Esportes por dois anos, de 2017 a 2019.

Ingressei na Câmara Municipal em 2019, como vereador suplente, e logo me destaquei pelo perfil conciliador e de liderança. Em março, fui o primeiro suplente da história da cidade a assumir um cargo na Mesa Diretora da Câmara e, no mesmo ano, fui eleito presidente do Legislativo Municipal.

Neste período de 1 ano e 11 meses de mandato, apresentei mais de 680 proposições e tive 33 Projetos de Lei aprovados. Apresentei 40 Indicações Legislativas, 15 Projetos de Resolução, 598 Indicações, 8 Projetos de Lei Substitutivos e 3 Emendas à Lei Orgânica. Fui autor da lei que exige ficha-limpa para nomeação em cargos de confiança e funções gratificadas e também promovi mudanças no Regimento Interno da Câmara que tornaram as regras mais transparentes.

Em 2020, concorri ao cargo de vereador e fui o quarto mais votado da cidade. Assumi a função em janeiro de 2021, quando novamente fui eleito presidente da Câmara. Durante a cerimônia de posse, atendendo determinação do Tribunal Regional Eleitoral, fui conduzido imediatamente ao cargo de prefeito interino, assumindo o desafio de administrar a cidade em meio à maior pandemia da história, com reflexos diretos na economia da cidade.

Retornei à Câmara Municipal em dezembro de 2021, depois de exatos 11 meses e 17 dias à frente da Prefeitura. Neste período à frente da administração municipal, garanti a aplicação de mais de 500 mil doses da vacina contra covid-19, destravei obras importantes de infraestrutura para a cidade e fomentei a economia, assegurando a abertura de mais de 3,2 mil novos postos de trabalho formais em menos de um ano.

Criador do Agita Petrópolis, trabalho visando ampliar ainda mais o acesso da população às atividades físicas orientadas, como forma de prevenção a doenças e mais qualidade de vida. Também fui o idealizador da Lei de Incentivo ao Esporte.

Acredito fortemente no diálogo e baseio minha campanha para prefeito em propostas, e não em ataques. Defendo ações para adaptação climática, prevenção a tragédias de forma contínua, inclusão de jovens vulneráveis no ensino de qualidade e no mercado de trabalho, fortalecimento do acesso à saúde mental com mais psicólogos e psiquiatras nos hospitais do município e trabalho para criar uma cidade mais próspera, segura, com oportunidades, sem discriminação social, racial ou de gênero.

Foto: Divulgação

Quais são as suas principais propostas, sobretudo, para a saúde, educação, cultura, segurança e mobilidade urbana?

H.H: Saúde: realizar mutirões em horários alternativos para zerar a fila de consultas, exames e cirurgias; promover treinamentos que humanizem a relação dos profissionais da saúde com os pacientes; valorizar financeiramente os profissionais da saúde; fundar o mega centro de exames Imagem Serra; levar atividade física orientada gratuita para todos os bairros e comunidades;

Educação: convocar todos os concursados da educação; revisar o plano de carreira dos profissionais da educação e promover valorização desses profissionais; reformar as unidades de ensino; acrescentar aulas de robótica na grade curricular; garantir merenda em todos os turnos, com fartura e alimentos orgânicos; criar parcerias para aumentar as vagas em creches de forma imediata; realizar novo concurso para profissionais da educação; ampliar as escolas de tempo integral;

Cultura: ampliar a agenda cultura da cidade através da retomada do calendário do turismo; concluir a reforma do Teatro Dom Pedro; trazer festivais de cinema e de teatro para a cidade;

Segurança: ampliar o sistema de câmeras, integrando as câmeras do município com as câmeras particulares que registrem as ruas a partir de casas, condomínios e lojas; realizar novo concurso para guarda municipal e renovar a guarda; fortalecer a Patrulha Maria da Penha;

Mobilidade urbana: realizar a ligação Bingen-Quitandinha; construir rotatórias na Rua Hermogênio Silva e ao longo da Estrada União Indústria; Realizar a licitação de todas as linhas de ônibus que operam sem contrato de concessão; Retomar o controle do sistema de bilhetagem eletrônica; Melhorar a oferta de transporte público entre a Posse e o Centro;

Qual foi a sua reação com o resultado do primeiro turno e quais são as suas expectativas para este segundo turno?

H.H: Fiquei muito feliz com os mais de 78 mil votos que recebi! Fico muito grato com a confiança que o petropolitano deposita em mim e vou honrar essa confiança se assumir a gestão da cidade. Estou muito confiante na vitória, mas temos que ter humildade e pé no chão, continuar conversando com a população e apresentando nossas propostas. Fiz uma campanha limpa, jamais ataquei nenhum candidato, tenho diálogo com todos os grupos políticos e ideologias e é assim que vai ser o meu governo, se a população de Petrópolis assim decidir.

Foto: Divulgação

Yuri Moura

Primeiro, poderia me passar um breve resumo sobre quem é o Yuri Moura. Onde nasceu, idade, profissão, experiência política, quais são os valores que você defende e qual espectro político (esquerda, direita ou centro)?

Y.M: Nasci em Petrópolis, tenho 34 anos, sou pai do Dom e do Joaquim, casado com Ana Carolina. Sou professor de história, leciono Ética e Cidadania e sou especialista em Educação de Jovens e Adultos. Formado em Gestão Pública, tenho pós-graduação em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano. Atualmente, sou Deputado Estadual e já fui vereador, sendo duas vezes o mais votado em Petrópolis.

Com trajetória na esquerda, sempre lutei por moradia digna e segura ao lado das famílias vítimas de tragédias. Milito há 20 anos em causas populares, como transporte público, combate à fome e direitos dos trabalhadores. Acredito numa sociedade baseada no respeito, na solidariedade, igualdade de oportunidades e justiça social.

Foto: Divulgação

Quais são as suas principais propostas, sobretudo, para a saúde, educação, cultura, segurança e mobilidade urbana?

Y.M: A saúde em Petrópolis virou uma grande fila. Faremos mutirões para atender quem ainda não foi atendido, criando o terceiro turno nas unidades públicas e fazendo parcerias com clínicas e hospitais particulares. Sempre valorizando as profissionais de saúde, cuidando de quem cuida.

Também criaremos o Super Centro de Saúde em Especialidades, na antiga Casa da Providência, diminuindo o tempo de espera em consultas, exames, procedimentos e cirurgias em ortopedia, cardiologia, neurologia, oftalmologia, etc. Este equipamento será feito em parceria com o Governo Federal. Vamos reestruturar a atenção básica, garantindo nos postos de saúde da família e UBSs, promoção da saúde por meio de atividades físicas, orientação nutricional e ampliação do atendimento domiciliar.

Na Educação, vamos ampliar as vagas em creches, construir novos Centros de Educação Infantil nas comunidades e valorizar todas as profissionais de educação, com melhores salários, direitos e carreira. O programa Escola-Bairro trará contraturno com reforço escolar, para os alunos que precisam retomar conteúdos, atividades esportivas, culturais e de formação técnica. Para isto, convocaremos todos os concursados, abriremos um edital de bolsas para monitores e assim implementar a Educação Integral. Garantiremos os direitos do PCCCs aos servidores e vamos incorporar os RPAs e terceirizados, gradualmente, ao serviço público.

Na cultura, teremos o programa Praça Viva com atividades culturais e apresentações rotineiras nas praças dos distritos, bairros e Centro Histórico. Queremos uma cidade do convívio! Por isso ampliaremos o calendário de eventos, as grandes festas, e nos equipamentos culturais teremos programação permanente. Vamos retomar com a Feira Agropecuária no Parque de Itaipava e garantir passagem gratuita nos dias de grandes eventos, assim os petropolitanos poderão participar de verdade. Nas comunidades, fomentaremos os Pontos de Cultura, com oficinas e cursos para a população!

Na segurança pública de forma eficaz, planejamos a criação do GISP (Gabinete Integrado de Segurança Pública). Este órgão será responsável por monitorar e integrar todas as informações relevantes sobre índices de criminalidade, atuando em conjunto com as polícias, órgãos de justiça e a Secretaria de Assistência Social. O JISP será diretamente vinculado ao gabinete do prefeito, o que garantirá uma ação coordenada e estratégica na elaboração de um plano abrangente de segurança pública.

A Guarda Civil Municipal terá um papel de destaque nesse projeto, sendo reestruturada e equipada para atender às demandas de mediação de conflitos, especialmente nas comunidades. Pretendemos realizar concursos para expandir e fortalecer a atuação da Guarda Civil, assegurando que ela esteja preparada para desempenhar um papel central na proteção e apoio à população.

Além disso, será criada a Casa da Colhida para Mulheres Vítimas de Violência, um espaço seguro e sigiloso para abrigar mulheres e seus filhos que estejam em situação de vulnerabilidade devido à violência. Essa iniciativa garantirá o acolhimento e a proteção necessárias para que essas mulheres possam reconstruir suas vidas longe do perigo.

Na mobilidade urbana, é necessário atualizar o plano municipal, com foco na estruturação de vias alternativas e em obras fundamentais, como no Trevo de Bom Sucesso, na duplicação da Ponte de Bom Sucesso, na criação de uma rotatória no Carangola e também na entrada do Castelo São Manuel. Além disso, é preciso construir uma nova ponte para a entrada de Corrêas e ampliar os acessos à BR-040. Em Itaipava e nos distritos, a implementação do plano cicloviário também é essencial, especialmente considerando que já existe verba disponível do governo federal para a construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em algumas áreas da cidade. Paralelamente, é fundamental garantir um transporte público de qualidade, com mais ônibus, novas linhas e horários, além da reintrodução de cobradores para aumentar a segurança e incentivar o uso do transporte público, reduzindo a necessidade de veículos particulares. Por fim, na gestão do tráfego, convocaremos todos os agentes de trânsito concursados e abriremos novos concursos para melhorar o controle e a fluidez do trânsito na cidade.

Foto: Divulgação

Qual foi a sua reação com o resultado do primeiro turno e quais são as suas expectativas para este segundo turno?

Y.M: Esperança! De que podemos vencer o sistema e dois grupos que há mais de 20 se alternam no poder da cidade. A nossa ida ao segundo turno é a vitória de uma política pé no chão, com muito trabalho e propostas. Sou muito grato ao povo de Petrópolis por ter sido o vereador e o deputado estadual mais votado e, agora, vencendo a máquina, chegando ao segundo turno.

Estamos nas ruas, nas comunidades, cobrando que tenha um debate entre eu e meu adversário, pois o povo precisa saber quem é quem, quem tá com quem e quem defendo o que. Petrópolis tem muitos problemas e precisa de muitas soluções, por isso é fundamental que os eleitores possam saber quem está mais preparado e falando a verdade. Estamos confiantes que teremos uma mudança de verdade!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir