Petrópolis tem mais de 211 mil animais de estimação, estima pesquisa
Estimativa é de que 76% dos lares da cidade tenham pets
Com 278 mil habitantes, Petrópolis é um dos municípios mais populosos do Brasil, segundo o Censo 2022. E no que diz respeito aos animais de estimação, também é possível que ela seja uma das principais em âmbito nacional. Uma pesquisa da ConectaPET aponta que a proporção entre habitantes/animais nas cidades do país é de 76%. Sendo assim, a estimativa é de que tenham 211 mil pets nos lares de Petrópolis.
Fotos: Reprodução Instagram @oreofigueiredo e @eustellabull
Outra pesquisa, esta do Instituto Pet Brasil (IPB), mostra que existem quase 150 milhões de animais domésticos em todo o país, que é o terceiro do mundo com a maior população de animais de estimação.
Espaços pet-friendly
Estes altos números refletem na quantidade de espaços pet-friendlys. São parques, shoppings, restaurantes, hotéis e eventos que se preocupam, cada vez mais, em integrar o melhor amigo do homem em todas as tarefas do seu dia a dia.
#Dica: Veja lugares pet friendly para ir em Petrópolis
Fotos: Reprodução Instagram @vidinhadenutella e @pets.lindos.fofos
Amor pelos pets
Marcos Vinicius Ribeiro é um dentre os milhares de petropolitanos apaixonados pelos animais. O jovem mora com o pai e a mãe e, em sua casa, há mais pets do que pessoas. São duas cadelas, Sandy e Sasha, um gato, o Lion, e uma gata, a Sofia.
“Sempre tivemos animais em casa, principalmente cachorro. Eu já nasci convivendo com cães, gatos, pássaros, tartarugas e coelhos. Meu pais sempre gostaram de animais. Eu mesmo nunca tinha pensado em ser pai de pet. Mas um dia, já adulto, vi numa rede social uma filhote de caramelo sem raça definida para adoção e decidi adotar. Ela virou minha companheira, minha sombra. Onde eu estou ela está. É muito bom chegar em casa e ser recebido com festa. Os cães realmente têm esse dom de saber quando estamos bem. Ela é amiga, uma companheira mesmo pra todas as horas”, comenta.
Fotos: Arquivo Pessoal
Já são mais de seis anos dessa primeira parceria e, desde então, a família animal só aumentou. “A Sandy teve cinco filhotes, uma filha dessa leva ficou comigo. Hoje, além das duas, nós temos um casal de gatos, todos adotados. Minha vontade era poder adotar muito mais, quem sabe quando tiver mais espaço. É uma troca muito boa. Você dá um lar, carinho, alimento e conforto e ganha em troca o amor incondicional de um ser puro”.
Para Marcos, é importante, para além de receber esse carinho e apoio emocional que os pets trazem, fazer o bem a eles. “Eles são seres com personalidade e com sentimentos. E precisam de acolhimento, de conforto e de entretenimento. Conviver com animais faz muito bem pra nós e pra eles também. Não tem porque olharmos para eles como seres menos importantes que nós humanos”, finaliza.
Fotos: Arquivo Pessoal
Abandono de animais
Apesar do amor dos petropolitanos pelos pets, o número de animais abandonados em Petrópolis segue crescendo. Segundo as ONGs de proteção, que estão lotadas em sua maioria, os pedidos de ajuda não param de chegar todos os dias e a situação é crítica.
São casos de cães, gatos e ninhadas inteiras que são deixados por aqueles que deveriam dar amor e protegê-los: seus tutores.
Saiba mais e veja como ajudar: Protetores alertam para a recorrência do abandono de animais em Petrópolis