Primavera será mais quente e terá chuvas abaixo da média em Petrópolis neste ano
Estação começa neste domingo (22) e vai até 21 de dezembro
A primavera tem início às 9h22 deste domingo, 22 de setembro, e vai até o dia 21 de dezembro, em todo o Hemisfério Sul. Em Petrópolis, as altas temperaturas típicas da estação já começaram a ser sentidas nas últimas semanas. E de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do ClimaTempo, a expectativa é de que os próximos meses continuem desta forma.
Foto: art.plumm
Temperaturas
“Neste ano, as temperaturas estarão acima da média dos anos anteriores no Rio de Janeiro. Sobretudo em setembro e outubro, que são os meses mais quentes do ano”, explica.
Apesar disto, o fenômeno La Niña, que ocorre a partir do resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, poderá trazer temperaturas mais amenas para o estado na virada de outubro para novembro.
Chuvas
“A primavera é uma estação de transição, ou seja, fica entre duas estações bem definidas. Sai do inverno, que é seco e com amplitude térmica, e vai para a estação mais chuvosa que é o verão. Por isso, as temperaturas tendem a ser mais amenas pela manhã e mais elevadas à tarde, período onde também acontecem as pancadas de chuva, devido ao calor e ao aumento da umidade”, aponta a profissional.
Segundo a especialista, no início da estação, chove bem pouco mas, em outubro, já começam chuvas mais regulares. Porém, a primavera de 2024 terá menos chuvas que a média dos últimos anos.
“Vale ressaltar também que, durante a estação, os dias vão se tornando mais longos e as noites, mais curtas”, finaliza a meteorologista.