Trilha para pessoas com deficiência acontece neste mês em Petrópolis
Com entrada gratuita, o evento acontece no dia 29 de setembro, no Parque Padre Quinha, a partir das 10h
No dia 29 de setembro, um domingo, o projeto INcluir Petrópolis celebrará o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia da Árvore com a 3ª edição do Trilhando INspirações. O evento é voltado para PcDs e pessoas com mobilidade reduzida, e acontece das 10h às 15h no Parque Natural Municipal Padre Quinha, no Centro da cidade.
Foto: Divulgação
“Buscamos unir as datas e fazer uma analogia entre elas, já que ambas realçam a importância da diversidade, resiliência e a necessidade de cuidados especiais. Assim como as árvores, cada pessoa com deficiência tem suas próprias características únicas, contribuindo para a riqueza e a diversidade da humanidade, além de habilidades, talentos e potencialidades que, embora diferentes, são igualmente valiosas para a sociedade”, comenta uma das organizadoras do evento, Alessandra Caline.
Foto: Divulgação
Programação
A ação combina atividade física, diversão e inclusão entre pessoas com e sem deficiência, em meio à natureza, promovendo um ambiente acolhedor. Durante a ação, serão disponibilizadas Juliettis, cadeiras de rodas adaptada para pessoas com deficiência praticarem o montanhismo.
Por lá, os visitantes também poderão participar de um piquenique, no qual os visitantes, familiares e amigos trarão seus lanches para serem compartilhados. Além de uma roda de capoeira com PcDs, pintura infantil, atividades de educação ambiental e várias surpresas ao longo do dia.
Foto: Divulgação
“Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de diversas atividades ao ar livre, como caminhadas guiadas pelas trilhas do parque, oficinas de educação ambiental, e apresentações culturais que destacam a diversidade e a inclusão. O evento é aberto a todos e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de criar um ambiente inclusivo e acessível para todos, além de fomentar o respeito e o cuidado com o meio ambiente”, acrescenta Alessandra.
Turismo
Já são mais de 80 inscritos no evento do INcluir, que trará três ônibus e duas vans dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. “Queremos mostrar a inclusão na cidade. E acabamos também fomentando o turismo, trazendo essas pessoas de várias cidades para participar do projeto aqui”, aponta.
Foto: Divulgação
Preocupação ambiental
Além de se divertir, a população também pode levar tampinhas plásticas, lacres de latinha e óleo de cozinha usado, que serão destinados para empresas licenciadas, gerando ICMS ecológico. O valor arrecadado é revertido nas ações do projeto.
Foto: Divulgação
Como ajudá-los?
O INcluir também aceita doações de cestas básicas, equipamentos novos ou seminovos de saúde, como cadeiras de rodas, bengalas e andadores. Quem quiser ajudar financeiramente, pode doar através do PIX CNPJ 51.391.228/0001-90.
O projeto recebe o apoio das marcas OceanPact e Liza. Alessandra ressalta a importância de que mais empresas apoiem a ONG. O trabalho do INcluir pode ser acompanhado pelo Instagram @incluirpetropolis.