Petrópolis registra a menor umidade do ar em todo o estado pelo sexto dia consecutivo
Índices abaixo de 12% são considerados emergenciais; cidade já registrou 9% nesta semana
Em todo o Brasil, os níveis de umidade relativa do ar estão alcançando índices considerados emergenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS), abaixo dos 12%. E em Petrópolis, isto também está acontecendo. Nesta terça-feira (10), por exemplo, a cidade registrou 9%.
Foto: Serra Drone
O índice foi registrado na estação meteorológica do Pico do Couto, na região do Rocio. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam ainda que, durante seis dias seguidos, de 5 a 10 de setembro, Petrópolis registrou o ar com menos umidade em todo o estado.
Alerta de perigo
Nesta semana, o Inmet publicou um alerta de perigo para a cidade de Petrópolis, assim como grande parte do Sudeste brasileiro, cuja umidade relativa do ar tem variado entre 20% e 12%.
Segundo o órgão, o tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o meio ambiente e a vida selvagem em risco. Além disto, ele traz danos à saúde humana, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, e o aumento dos casos das doenças respiratórias.
O documento recomenda beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, umidificar o ambiente e usar hidratante para a pele.
Quando volta a chover?
O Inmet indica ainda que, neste momento, o Brasil sofre os efeitos de uma onda de calor e que não há perspectiva de que chuvas consideráveis aconteçam até, pelo menos, meados de outubro.