Connect with us

Projeto Ecoar vem transformando a vida de mais de mil petropolitanos através do esporte

Cidade

Projeto Ecoar vem transformando a vida de mais de mil petropolitanos através do esporte

[Dia Internacional da Caridade] O projeto atende pessoas de todas as faixas etárias em 14 localidades de Petrópolis

No dia 5 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Caridade. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear a Madre Teresa de Calcutá, ganhadora do Nobel da Paz, e para promover a solidariedade, o diálogo e o entendimento entre os povos.

Em Petrópolis, são vários os projetos que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. O Projeto Ecoar é um deles, que vem promovendo o esporte nos quatro cantos da cidade.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

Missão do Projeto Ecoar

Coordenado por Rômulo Barros, o Projeto Ecoar Petrópolis é uma extensão do Projeto Ecoar RJ, que conta com mais de 80 núcleos esportivos espalhados por todo o estado do Rio de Janeiro. A iniciativa do projeto em Petrópolis surgiu através de uma parceria com o governo federal, por meio do Ministério do Esporte e Educação, financiada por recursos do orçamento público, através de uma emenda parlamentar. 

“A missão do projeto é fortalecer e valorizar os projetos sociais esportivos da cidade, promovendo uma sociedade mais ativa, inclusiva e saudável, tanto física quanto psicologicamente”, diz Rômulo Barros.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

Localidades e público atendidos no projeto

O projeto atende a todas as faixas etárias, desde crianças e adolescentes até adultos e idosos. Iniciado em 2022 em quatro bairros de Petrópolis, o projeto expandiu suas atividades e, atualmente, atende 14 localidades, incluindo Posse, Brejal, Pedro do Rio, Santa Mônica, Nogueira, Castelo São Manoel, Bonfim, Vale do Carangola, Cascatinha, Neylor, Duarte da Silveira, Chapa 4, São Sebastião, Taquara e Espírito Santo. 

“Todos têm a oportunidade de realizar atividades esportivas no projeto”, afirma Barros.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

Impacto na vida dos participantes

Segundo Rômulo Barros, o impacto do projeto na vida dos participantes é muito perceptível. As atividades oferecidas melhoram o desempenho dos alunos em diversos aspectos, incluindo a saúde, o ambiente familiar e o social, além de ajudar no combate à depressão.

“Estamos vivendo problemas já conhecidos há anos, ampliados pela pandemia e acelerados pela rapidez do mundo tecnológico. Buscamos trazer nossos alunos para o agora, para o seu momento de esquecer tudo e se conectar ao esporte física e mentalmente”.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

Modalidades oferecidas no Ecoar

O Projeto Ecoar Petrópolis atende cerca de 1.100 alunos, que praticam modalidades como jiu-jitsu, judô, tênis de mesa, capoeira, ginástica funcional e futebol. As atividades são organizadas em núcleos esportivos, cada um com modalidades definidas e horários semanais adaptados para atender ao máximo de alunos por turma. 

“Todas as atividades possuem colaboradores capacitados, como profissionais de educação física, mestres das artes marciais e auxiliares, para garantir o melhor atendimento aos alunos”, ressalta Barros.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

Apoio

Rômulo conta que o projeto conta com  financiamento de emenda parlamentar que mantém as estruturas e as manutenções. 

“Com esse apoio conseguimos dar estrutura de profissionais e de materiais esportivos como bolas, tatames, kimonos, camisas, cordas de capoeira, calças, materiais de ginástica funcional e realizar passeios e eventos de integração entre os núcleos. Também conseguimos a parceria com a faculdade UNIRIO que nos dá suporte como cursos de capacitação aos nossos colaboradores e também colaboramos com eles para a realização dos estudos dos pesquisadores da universidade em campo”, explica.

Realizações com o Projeto Ecoar

São incontáveis as histórias de sucesso geradas pelo projeto. Desde alunos idosos que relataram uma melhora significativa na saúde ao participar das aulas até o caso de um jovem de 14 anos que, graças ao projeto, teve a oportunidade de visitar a praia pela primeira vez. 

“Há exemplo inspirador de um colaborador do projeto, que mora na comunidade e, com a oportunidade de trabalhar no Ecoar, conseguiu realizar o sonho de cursar Educação Física, tornando-se o primeiro da família a ingressar na faculdade”.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

O projeto também se adapta às diferentes necessidades das comunidades em Petrópolis, com colaboradores que, em sua maioria, são da própria comunidade onde o núcleo está localizado.

“Isso nos permite ter mais proximidade, entender melhor as expectativas e organizar as ações que serão realizadas em cada núcleo”, explica o coordenador Rômulo Barros.

Como participar do Projeto Ecoar?

Quem desejar participar do Projeto Ecoar Petrópolis pode entrar em contato pelas redes sociais, no Instagram @petropolisprojetoecoar.

Foto: reprodução @petropolisprojetoecoar

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir