Connect with us

Petropolitano transforma pilotagem em educação responsável no trânsito nas redes sociais

Cidade

Petropolitano transforma pilotagem em educação responsável no trânsito nas redes sociais

Com mais de 35 mil seguidores, no instagram, Gabriel Vanzan, dá dicas de pilotagem sobre no trânsito de Petrópolis, que teve um aumento de 13% nos acidentes com motos

Nos sete primeiros meses de 2024, Petrópolis registrou um aumento de 13% nos acidentes de moto. Os dados são do Hospital Santa Teresa, referência no atendimento a acidentados na cidade. De janeiro a julho de 2023, haviam sido 430 registros com motocicletas. Neste ano, já foram 485, sendo 393 homens e 92 mulheres. Destes, 21 eram menores de idade.

Para conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito, Gabriel Vanzan, criador de conteúdos, dá dicas de pilotagem em seu perfil no seu Instagram, que conta com mais de 35 mil seguidores, que os acompanham pelas ruas e curvas de Petrópolis.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Paixão por motos

Nascido e criado em Petrópolis, Gabriel Vanzan, de 33 anos, conhece cada curva, rua e esquina da cidade serrana. Desde os 16 anos, quando começou a trabalhar como motoboy, ele vive o trânsito petropolitano de uma maneira singular, sempre sobre duas rodas.

A paixão pelas motos começou cedo. Aos 14 anos, Gabriel já pilotava e, nesse mesmo ano, adquiriu sua primeira moto. Desde então, as motocicletas não saíram mais de sua vida, tornando-se não apenas um meio de transporte, mas um hobby. Essa relação próxima e íntima com as motos o levou, anos mais tarde, a criar conteúdos especializados nas redes sociais, focado em dicas de pilotagem no trânsito.

“A ideia de criar conteúdo de pilotagem nasceu de forma natural. Sempre fui apaixonado por gravar vídeos, desde reviews de produtos até pegadinhas e aventuras esportivas. Um dia, enquanto gravava um motovlog, percebi que poderia agregar mais valor ao conteúdo, narrando as situações do dia a dia e dar dicas de pilotagem segura. Assim, encontrei minha vocação digital. Ajudar outros motociclistas a melhorar sua experiência no trânsito, com segurança e conhecimento técnico”, conta Gabriel.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Além de pilotagem, dicas de mecânica

Mais do que pilotagem, Gabriel também compartilha dicas sobre mecânica. Com um aprendizado prático adquirido tanto em sua própria curiosidade quanto trabalhando em oficinas, ele se tornou um autodidata na arte de consertar e reparar motos.

“Tudo que aprendi foi na prática, ‘futucando’ por conta própria e absorvendo o conhecimento dos mecânicos mais experientes. Nunca fiz cursos formais na área”, diz.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Conscientizar os condutores

Para Gabriel, a mensagem principal que ele deseja transmitir é simples: ajudar e agregar valor à vida de seus seguidores. Seja com dicas úteis, curiosidades, aprendizado técnico ou simplesmente entretenimento, ele busca sempre proporcionar algo que faça a diferença.

“O trânsito de Petrópolis apresenta desafios únicos para os motociclistas. Com ruas estreitas e muitas curvas, além do clima que pode tornar as pistas escorregadias, os motociclistas enfrentam condições adversas. Também existe a rivalidade com motoristas de carros como um dos maiores desafios. Já passei por situações em que fui fechado propositalmente, apenas por estar ultrapassando no trânsito”, relata.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Motivação

Apesar de não haver uma experiência específica que tenha influenciado a criação de seu conteúdo, Gabriel se motiva pelo desejo de compartilhar o que aprendeu ao longo dos anos. Ele ainda está idealizando um vídeo sobre as dicas mais importantes que todo motociclista deveria saber, mas já adianta que uma das principais é conhecer o próprio limite e sempre andar abaixo dele.

“A nossa capacidade de frenagem, nosso tempo de reação e a qualidade da nossa tomada de decisão são fatores que podem determinar se uma situação inesperada se tornará um acidente ou não”, explica.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Responsabilidade na criação de conteúdos

Gabriel admite que lidar com a responsabilidade de influenciar a segurança de seus seguidores é um ponto delicado.

“Sempre fui um pouco transgressor no trânsito, gostava de correr e fazer manobras. Porém, ao perceber que meus conteúdos poderiam influenciar negativamente outros motociclistas, adotei um equilíbrio entre o ‘faça o que eu falo, não o que eu faço’, usando minhas experiências passadas para ensinar boas práticas”, conta o influenciador.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Feedbacks dos seguidores

O retorno dos seguidores é uma das maiores recompensas para Gabriel. Ele conta que muitos compartilham histórias de como suas dicas os ajudaram a evitar acidentes ou melhorar sua pilotagem, e alguns até pedem aulas particulares.

“Esses feedbacks me incentivam a continuar criando conteúdo relevante e útil”.

Relação com os condutores no trânsito

A relação entre motociclistas e motoristas de carros em Petrópolis pode ser conflituosa, mas Gabriel acredita que a solução é simples.

“Deixem a gente passar. O Código de Trânsito Brasileiro permite que motos utilizem o corredor, um pouco de compreensão por parte dos motoristas pode melhorar muito a convivência no trânsito”.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Papel das redes sociais

Para Gabriel, as redes sociais têm um papel fundamental na educação e conscientização sobre segurança no trânsito.

Vejo essas plataformas como ferramentas poderosas para promover boas práticas, desde que usadas de forma responsável”, conta Gabriel Vazan, que planeja continuar expandindo seu conteúdo, explorando novos temas e formatos.

“Quero continuar diversificando e oferecendo cada vez mais informações para motociclistas”, finaliza.

Para mais dicas e informações, acompanhe o criador de conteúdos no Instagram @gabrielvanzan_.

Foto: reprodução instagram @gabrielvanzan_

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir