Connect with us

Cerejeiras começam a florir e colorir o inverno de Petrópolis

Cidade

Cerejeiras começam a florir e colorir o inverno de Petrópolis

As primeiras mudas deste ano floresceram em localidade do Bingen

O inverno de Petrópolis ganhou um charme a mais com o início da florada das cerejeiras, que são um espetáculo à parte na cidade. As primeiras mudas deste ano floresceram em localidades do Bingen.

A estação mais fria do ano é considerada a alta temporada das árvores, já muito conhecidas pelos petropolitanos e turistas.

Fotos: Ana Kutter

Período da florada

As temperaturas e altitudes das serras e montanhas são propícias para a florada da árvore típica do Japão.

Também chamadas de Sakuras, as cerejeiras costumam a florir entre julho e agosto em Petrópolis, mas por um curto período, de no máximo até 10 dias.

“As cerejeiras florescem no ápice do inverno, nos períodos mais frios, geralmente no início de julho e vão até o início de agosto. Por ter uma duração muito curta, período de renovação, elas são tão especiais e apreciadas nesse período”, explica Pattricia Assis, paisagista e gestora ambiental. 

Foto Renan Piva

Mudanças climáticas

Pattricia explica que as mudanças climáticas que vêm ocorrendo e a mutação de algumas espécies acabam, por muitas vezes, adiantando ou retardando um pouco o período da florada. 

O fator das mudanças climáticas também contribui para a oscilação dessa floração. No Japão, seu país de origem, elas florescem na transição entre final do outono e início da primavera. Existem vários tipos de cerejeiras cultivadas no Japão, China e Coreia. E como esses países possuem inverno rigoroso, algumas espécies são cultivadas para produção das frutas. No Brasil, as espécies mais comuns, trazidas de lá, são as prunus serrulata, que oferecem essa floração rosácea que vemos aqui. São tipo árvores arbóreas e possuem crescimento rápido, podendo atingir até 7 metros de altura”.

Foto: Ana Kutter

Primeiras cerejeiras plantadas em Petrópolis

As primeiras mudas de cerejeiras foram plantadas em Petrópolis em 1995 para selar a amizade entre Brasil e Japão e, a cada ano, são plantadas novas mudas em diferentes pontos da cidade, que fazem parte do circuito das cerejeiras.

Foto: Ana Kutter

Onde encontrar as cerejeiras em Petrópolis

Em Petrópolis, além do Quitandinha, as árvores estão espalhadas por locais como Valparaíso, Mosela, Palácio de Cristal, Palácio Rio Negro, Museu Imperial, Retiro, Lago de Nogueira e Parque de Itaipava.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir