Festival AgroSerra reuniu mais de 15 mil pessoas na Praça de Secretário, em Petrópolis
Evento compensou emissões de carbono com plantio de 400 árvores
A 10ª edição do Festival AgroSerra – Da Roça ao Prato reuniu mais de 15 mil pessoas na Praça de Secretário, em Petrópolis. A festa, que aconteceu de sexta (19) a domingo (21), contou com shows, oficinas, rodas de conversa e muita gastronomia e artesanato.
Foto: arquivo
Plantio de árvores
Conhecido por promover a sustentabilidade e a valorização da cultura local, o evento realizou o plantio de 400 mudas de árvores nativas nas margens da Cachoeira da Rocinha e na Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras). Uma parceria do Instituto Caminho da Roça (ICR), organizador do AgroSerra e do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida (MONA).
A ação tem como objetivo mitigar os impactos ambientais do festival e contribuir para a preservação dos ecossistemas da região. As espécies escolhidas para o plantio são adaptadas ao bioma local e ajudarão a restaurar áreas degradadas, promovendo a biodiversidade e a conservação dos recursos hídricos.
“Nossa missão é realizar um evento que celebre a cultura agroecológica e também tenha um impacto positivo no meio ambiente. A compensação das emissões de carbono é um passo essencial para alcançarmos um festival verdadeiramente sustentável,” afirmou Janice Caetano, presidente do Instituto Caminho da Roça (ICR), organizador do evento.