Bauernfest começa na próxima semana com muita música, desfiles e comidas típicas em Petrópolis
Tradicional Festa do Colono Alemão, começa no dia 21 de junho e vai até o dia 7 de julho, com entrada gratuita
A 35ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, começa na próxima sexta-feira, 21 de junho, em Petrópolis. O evento, que é o segundo maior do gênero no Brasil, segue até o dia 7 de julho com uma programação recheada de música, danças, concursos e comidas típicas da cultura alemã.
Foto: Serra Drone
Onde a festa acontece?
As atrações vão se concentrar no Palácio de Cristal, onde os visitantes vão poder aproveitar os bailes, como o Geração Prateada, e os concursos. As barraquinhas de comida ficam dentro e no entorno do palácio, na Rua Alfredo Pachá. Também estão previstas atividades no Museu Casa do Colono e no Centro da Cidade.
Foto: Serra Drone
Atrações
Nesta edição estão previstas mais de 250 atrações espalhadas por toda a cidade, entre apresentações de bandas tradicionais germânicas, grupos folclóricos de dança, corais, orquestras, teatro, recreação infantil.
A abertura da festa acontece na sexta-feira (21), às 18h30, no Palácio de Cristal com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Alemanha, apresentações musicais e culturais e a sangria do primeiro barril de chope.
Foto: Divulgação PMP
“Os grupos folclóricos e os concursos tradicionais, como do chope em metro, do chapéu mais enfeitado e da realeza acontecem no Palácio de Cristal, que está quase pronto para a nossa Bauern. As barracas já estão montadas e nos próximos dias tem início a montagem do palco e a ornamentação da festa”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.
Desfiles folclóricos
Os tradicionais desfiles pelas ruas do Centro Histórico acontecem nos domingos (dias 23 de junho e 07 de julho), com saídas previstas para às 10h da Rua da Imperatriz (em frente à Praça Visconde de Mauá – Praça da Águia) em direção à Rua Alfredo Pachá (no entorno do Palácio de Cristal).
Foto: Divulgação PMP
Dia do Colono Alemão
No dia 29 de junho, Dia do Colono Alemão, as solenidades oficiais tem início às 9h, no Obelisco, com homenagem às famílias dos colonos. Logo após tem homenagem ao Major Julio Frederico Koeler, na Praça Princesa Isabel (na Catedral São Pedro de Alcântara) e às 12h30 acontece o culto ecumênico nos jardins do Palácio de Cristal.
Também no dia 29, será realizado o Desfile das Lanternas, com saída às 20h, da Igreja Luterana (Avenida Ipiranga) em direção ao Palácio de Cristal.
Foto: divulgação
Gastronomia
As também tradicionais barracas com comidas típicas, como salsichão, croquetes, sanduíche de pernil, entre outras delícias estarão presentes na festa. Para acompanhar, as cervejas artesanais de Petrópolis que, obviamente, não poderiam ficar de fora.
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
“Importante que se preserve as características da festa, principalmente a sua gastronomia que é variada e apreciada pelos petropolitanos e visitantes que vêm em busca dos sabores da Alemanha”, diz a secretária de Turismo, Silvia Guedon.