Petrópolis registra aumento de casos de doenças respiratórias nos hospitais
Especialista alerta que crianças e idosos são grupos que requerem cuidados redobrados
Com a chegada do inverno é comum o aumento de gripes, resfriados e até pneumonias. O ar mais seco e a menor incidência de chuvas resultam em maior concentração de poluentes e alérgenos, aumentando os riscos para a saúde respiratória. Somente no mês de maio, Petrópolis registrou um aumento de mais de 20% de casos de doenças respiratórias e especialistas reforçam os cuidados para o período mais frio do ano.
Foto: arquivo
Dados
Durante o mês de maio, o Hospital Unimed Petrópolis teve um aumento de casos de doenças respiratórias de 23,5% referente a todos os atendimentos de urgência da unidade. Segundo os dados divulgados, ao todo foram 1. 039 pacientes atendidos, entre adultos e crianças com sintomas fortes de gripe, pneumonia, bronquiolite e influenza.
Foto Ilustrativa – CAPS
Alerta sobre riscos de doenças virais
Silvia Fonseca, médica pediatra, infectologista e epidemiologista do IDOMED, destaca que não é a mudança brusca de temperatura o principal problema, mas sim a temporada de outono e inverno, quando as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados. Esse cenário favorece a transmissão de doenças respiratórias, especialmente devido à tendência de aglomeração causada pelo frio, o que facilita a disseminação de agentes infecciosos.
“Durante esse período, o problema reside na diminuição das chuvas e, consequentemente, no ar mais seco, o qual resulta em maior concentração de poluentes, alérgenos, como poeira, e agentes infecciosos suspensos no ar. Além disso, devido ao frio, as pessoas tendem a se aproximar mais umas das outras, facilitando a transmissão ao tossir ou espirrar”, diz Sílvia.
Cuidados com idoso e crianças
Crianças e idosos são grupos que requerem cuidados redobrados devido à sua baixa imunidade. As crianças estão em fase de construção das suas defesas imunológicas, enquanto os idosos, com o passar do tempo, tendem a perder parte da sua capacidade de defesa, tornando-se mais suscetíveis a agentes infecciosos.
Gripe X resfriado
Silvia explica que gripes e resfriados não são sinônimos.
“A gripe, também conhecida como influenza, é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório inferior e é causada por um grupo menor de vírus. que normalmente se sabe quais são esses vírus influenza que vão prevalecer mais durante aquela estação, por isso a vacina é feita para aquele tipo de vírus influenza que está circulando mais”.
Sintomas
Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor de garganta, dor de cabeça e nas articulações, além de poder levar a outras complicações, como pneumonia.
Por outro lado, os resfriados são causados por muitos vírus diferentes e são infecções virais leves e autolimitadas que afetam principalmente o nariz e a garganta. Eles podem causar febre baixa e geralmente duram de 3 a 5 dias.
Prevenção
A especialista ressalta que a vacinação anual contra a gripe é uma medida crucial para prevenir a disseminação dessas doenças. Ela fortalece o sistema imunológico e reduz drasticamente os riscos de complicações, especialmente em grupos mais vulneráveis.
Reprodução internet
“Vale destacar que a vacina está disponível na rede pública para bebês a partir dos 6 meses até crianças de 6 anos, assim como para idosos acima de 60 anos e indivíduos com condições de saúde crônicas”.
Outras medidas simples de prevenção são manter ambientes ventilados, higienizar as mãos corretamente e evitar contato próximo com pessoas doentes, são fundamentais para reduzir o risco de doenças infecciosas.
“Além disso, o uso de máscaras é uma excelente medida de proteção para evitar a transmissão de microrganismos pelo ar, principalmente em ambientes com aglomerações. Dormir pelo menos 8 horas por dia e manter uma alimentação saudável também contribuem significativamente para fortalecer o sistema imunológico e reduzir as chances de contrair gripes e resfriados”, pontua Silvia.
Saiba onde se vacinar contra a gripe em Petrópolis
A vacinação contra a gripe (influenza) está disponível para toda a população de Petrópolis em mais de 40 salas do município. Para receber a dose anual, basta comparecer a um destes espaços com um documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha.
Confira os horários das Salas de Vacinação
- Centro De Saúde Coletiva
8h às 16h30 – terça, quinta e sexta;
8h às 19h30 – segunda e quarta; - UBS Alto Independência
8h30 às 16h30 – segunda a sexta; - UBS Morin
8h30 às 16h30 – segunda, quarta e sexta;
8h30 às 19:30 – terça e quinta; - UBS Quitandinha
8h30 às 19h – segunda a sexta; - Ambulatório Escola FMP/FASE
8h às 16h – segunda a sexta; - Centro de Saúde Itamarati
8h30 às 19h30 – segunda a sexta; - Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro
8h30 às 16h30 segunda a sexta; - PSF Posse
8h às 16h – segunda a sexta; - UBS Mosela
8h30 às 19h – segunda, quarta e sexta
8h30 às 16h30 – terça e quinta - UBS Araras
7h30 às 15h30 – segunda a sexta; - UBS Itaipava
8h30 às 16h30 – segunda, quarta e sexta;
8h30 às 19h terça e quinta; - UBS Pedro do Rio
8h às 16h – segunda a sexta; - UBS Retiro
8h30 às 19h30 – segunda a sexta; - UBS Bairro da Glória
8h30 às 16h30 – segunda a sexta - UBS Vicenzo Rivetti
8h30 às 16h30 – segunda a sexta
As doses também estão disponíveis de 8h ás 16h30 (EXCETO: Vale das videiras, 7h30 às 15h, Vale do Carangola, 7h às 16h e Brejal de 8h às 15h) nos seguintes PSFs e UBSs:
- PSF CARANGOLA
- PSF VALE DO CARANGOLA
- PSF BATTAILARD
- PSF MEIO DA SERRA
- PSF CASTRIOTO
- PSF 24 DE MAIO
- PSF CAXAMBU SANTA ISABEL
- PSF CAXAMBU LUZITANO
- PSF VALE DAS VIDEIRAS
- PSF BREJAL
- PSF VILA SAÚDE
- PSF VILA FELIPE
- PSF SÃO JOÃO BATISTA
- PSF VILA RICA
- PSF MENINO JESUS DE PRAGA
- PSF PEDRAS BRANCAS
- PSF 1º DE MAIO
- PSF CASTELO SÃO MANOEL
- PSF ÁGUAS LINDAS
- PSF MOINHO PRETO
- PSF ALTO SIMÉRIA
- PSF AMAZONAS
- PSF JARDIM SALVADOR
- PSF SANTISSIMA TRINDADE
- PSF THOUZET
- UBS OSWALDO CRUZ
Veja também:
