Connect with us

Projeto social de Petrópolis se mobiliza para confeccionar colchas para o Rio Grande do Sul

Petrópolis do bem

Projeto social de Petrópolis se mobiliza para confeccionar colchas para o Rio Grande do Sul

As voluntárias pedem ajuda às costureiras e artesãs da região para atingir a meta de dez mil peças confeccionadas com retalhos, que estão sendo doados pela população

As chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul nas últimas semanas afetaram mais de 2 milhões de moradores de 425 cidades gaúchas, muitas delas ainda alagadas. A fim de ajudá-las, o Projeto Voluntário Usando o Bem está apoiando e coordenando o Projeto Abrace o RS, idealizado pela gaúcha e artista têxtil, Ana Paula Brasil. A meta é confeccionar 10 mil colchas com retalhos, que estão sendo doados pela população. Para isso, estão mobilizando costureiras e artesãs para a produção.

Fotos: divulgação Projeto Usando do Bem

Como ajudar

Com um número grande de doações de retalhos, o Projeto Usando o Bem está buscando ajuda para se conectar com o maior número possível de costureiras e artesãs da cidade para, juntas, confeccionarem as colchas e proporcionarem amor, conforto e acolhimento para os desabrigados do Rio Grande do Sul. O projeto já conseguiu recolher três caixas de 30 litros, cada uma, com pedaços de tecidos.

Fotos: divulgação Projeto Usando do Bem

“As pessoas podem confeccionar as peças, em patchwork, e quando estiverem prontas podem nos entregar, pois temos uma logística para entregá-las no Rio Grande do Sul. A meta da campanha é gigante, pois foram muitas pessoas afetadas. Pretendemos entregar, no mínimo, 10 mil colchas. Por isso, precisamos unir as forças de todos”, diz Cynthia.

A inspiração para as colchas a serem confeccionadas vem das cores das bandeiras das cidades que eles pretendem ajudar.

“Temos vários modelos de colchas e vídeos ensinando como confeccionar uma colcha. Sendo que são apenas sugestões de cores e modelos”, explica Cynthia.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato diretamente com a Ana Paula Brasil, idealizadora da campanha pelo e-mail: brasilanapaula@me.com ou pelas redes socias @canadapaulabrasil ou @usandoobem.

Sobre o Projeto Usando do Bem

O Projeto Usando o Bem atua na cidade há 10 anos mobilizando e ajudando em várias ações, como o  Love Quilts Brasil, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) e a tragédia de Brumadinho. Na pandemia foram confeccionadas e doadas mais de três mil máscaras. O projeto também foi atingido com as chuvas de 2022. Na ocasião, máquinas, linhas e tecidos foram perdidos. Mesmo assim conseguiram montar kits infantis e de higiene para ajudar a população. 

Fotos: divulgação Projeto Usando do Bem

“Já ajudamos várias pessoas em diversas situações e desta vez não seria diferente. Fomos convocadas e aqui estamos para abraçar o Rio Grande do Sul. Estamos apoiando e coordenando junto da Ana Paula Brasil. Só quem passou por algo parecido sabe a sensação triste de ver tudo perdido. Aqui no ateliê perdemos muito nas enchentes, nada comparado às vidas. Mas a solidariedade sempre fez parte do nosso projeto. E agora com a tragédia do RS não seria diferente. Estamos unidos ao povo gaúcho e em breve iremos abraçá-los”, diz Cynthia Ázara, coordenadora do  Usando do Bem.  

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir