Dica de lazer: a 59 Km de Petrópolis, conheça o Museu Tiradentes, em Sebollas
[Dia da Inconfidência] O espaço, que abriga os restos mortais de Joaquim José da Silva Xavier, é parada certa em um roteiro pela região próxima a Secretário
Neste domingo – dia 21 de abril, é celebrado o Dia da Inconfidência, conhecido como Dia de Tiradentes. A data é uma homenagem ao considerado herói nacional brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier. E em Sebollas, a 59,5 km de Petrópolis, perto de Secretário, na região chamada de Vila Inconfidência, fica o Museu Sacro-Histórico Tiradentes, que revela as histórias e os objetivos do homenageado.
Foto: Cleber Moraes
Como chegar a Sebollas
Sebollas está localizado entre os municípios de Petrópolis, Areal, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Miguel Pereira. São três vias de acesso principal para chegar na região: a que liga até a sede do município; a que liga até Alberto Torres e BR- 040 e a que liga até Fagundes. É aproximadamente 1h34 minutos de viagem. A melhor forma de se guiar até o local é a partir de ferramentas como o Google Maps, clicando aqui.
Foto: Cleber Moraes
Acervo do Museu de Tiradentes
Quem visita o Museu, inaugurado no ano de 1972, nos arredores da Estrada Imperial, aprecia as relíquias do considerado herói nacional. O acervo está distribuído por cinco salas e possui peças como réplicas de fardas, a maleta de dentista que Tiradentes usava e uma pia inglesa de metal, que segundo as informações da época, pertenceu a sua suposta amante, Dona Mariana. Um sino, do ano de 1861 e um órgão musical, datado de 1850, também fazem parte do espaço. Imagens sacras de Aleijadinho, peças de época e material escravocrata compõem o acervo que conta a história do movimento de libertação defendido pelos inconfidentes e também a história da região.
Fotos: reprodução site Sebollas Turismo
Restos mortais de Tiradentes
A história de Tiradentes passa pela terra fluminense, durante um ano que residiu na localidade, no período no qual sua insatisfação com a Coroa Portuguesa se intensificou.
Seus restos mortais foram enterrados, em segredo, no altar da antiga Capela de Sant’Anna de Sebollas, templo para o qual ele doou uma coroa e um cetro de prata, que também estão expostos no museu. Durante escavações realizadas no lugar, nos anos 70, foi achada a ossada. Protegidos por uma redoma de vidro, os ossos do mártir estão expostos ao lado de pedaços do caixão da então suposta amante, no Museu. Tiradentes foi condenado à forca e ao esquartejamento pela Coroa Portuguesa, no século 18, no episódio histórico conhecido como Inconfidência Mineira.
Foto: Cleber Moraes
Visitação
O Museu Sacro-Histórico de Tiradentes pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Após sua reforma no ano de 2020, o espaço começou a contar com visitas guiadas. Os profissionais de turismo acompanham o público em cada sala explicando e tirando dúvidas. O Museu fica na Avenida Juventino Laranja, s/nº – Inconfidência, Paraíba do Sul. A Fundação de Cultura disponibiliza o número (24) 2263-1306 para informações.