Petrópolis terá programação pela Semana Fashion Revolution
Maior movimento ativista de moda do mundo, completa dez anos e terá programação até 26 de abril em Petrópolis
Ao redor do mundo, durante a semana do dia 24 de abril, acontece o Fashion Revolution. Desde 2020, em Petrópolis, a representante local da ação, Camila Filardi Leal, lidera um núcleo de voluntários e parceiros para provocar mudanças e reflexões na maneira de consumir e se relacionar com a moda.
Foto: Acervo Moda Consciente Petrópolis
O evento acontece até 26 de abril na cidade e envolvem os mais diversos atores sociais, incluindo governantes, sociedade civil, líderes comunitários, estudantes, acadêmicos e a própria indústria da moda, que é a maior responsável pelos impactos socioambientais em larga escala.
Programação
Com iniciativas que vão desde oficinas e workshops até campanhas ativistas, o objetivo é incentivar a transparência, a ética e a sustentabilidade em toda a cadeia de produção da moda. É a oportunidade para questionar as práticas convencionais da indústria atual e impulsionar mudanças em direção a um modelo de produção que assegure os direitos humanos e da natureza.
Um dos destaques da programação acontecerá no dia 20 de abril, quando haverá o primeiro Dia da Manualidades na Rua, na Praça da Liberdade. Será um dia de ação global, concebido como uma forma acessível de ativismo, para desafiar a mentalidade descartável da indústria da moda, de modo a colocar a atenção na importância do fazer manual, um trabalho desvalorizado cultural e economicamente
A programação completa pode ser conferida no Instagram @modaconscientepetropolis.
Foto: Acervo Moda Consciente Petrópolis
Sobre a Semana
Neste ano, a Semana Fashion Revolution propõe unir pessoas do país inteiro para celebrar uma década do movimento e discutir, de modo colaborativo, como revolucionar a moda e transformá-la em uma indústria justa e transparente para as pessoas e o planeta
O Fashion Revolution é uma ONG mundial, sem fins lucrativos, presente em 100 países, criada após o desabamento do Edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava fábricas têxteis e que matou mais de 1100 pessoas e deixou mais de 2.500 feridos.
Foto: Acervo Moda Consciente Petrópolis
Saiba mais no site da Semana Fashion Revolution.