Parque de Itaipava ganhará viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica
Espaço armazenará até 4 mil mudas de árvores por ano e ficará aberto para visitação. Veja fotos do projeto!
Petrópolis ganhará um novo viveiro de mudas, que será construído no Parque de Itaipava. Com capacidade para armazenar até 4 mil mudas de árvores por ano, o espaço vai priorizar espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê amarelo e sibipiruna e quaresmeira.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
A iniciativa visa contribuir para a recuperação ambiental de zonas rurais e das áreas prejudicadas pelas chuvas que atingiram a cidade em 2022, além de serem doadas para instituições locais para a recuperação de regiões degradadas e também no trabalho de educação ambiental.
Espaço sustentável
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz, a escolha do Parque Municipal de Itaipava para a construção do viveiro tem o objetivo de reforçar a imagem do local como uma referência de uso sustentável do espaço, além de outras intervenções que já estão sendo feitas.
“Petrópolis pretende ser reconhecida como a cidade de maior índice de replantio para sequestrar carbono por quilômetro quadrado. Para chegar a esse objetivo, o viveiro terá um papel importante, uma vez que facilitará a logística para receber mudas, provenientes de doação e compensação ambiental. Além disso, será possível garantir melhores condições fitossanitárias e melhor desenvolvimento das plantas”.
Foto: Divulgação
Visitação
Quando inaugurado, o espaço será aberto para visitas turísticas e técnicas. Além de conhecerem as variedades de mudas, os visitantes receberão informações e conceitos importantes para ajudar a construir uma sociedade mais amigável ao meio ambiente. A intenção da secretaria é promover projetos de educação ambiental no local, levando também crianças e adolescentes das escolas da cidade.
Investimento
O projeto é fruto de uma parceria público-privada entre a CRAS Madeira e a Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis. O desenvolvimento e execução do projeto são patrocinados pela CRAS, que investirá mais de R$120 mil.
“Vamos levar toda a qualidade e sustentabilidade da madeira que comercializamos em Itaipava para além dos limites da nossa loja, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores da cidade e um futuro mais verde para todos”, comentou Rodrigo Chitarelli, diretor presidente da CRAS Brasil.
Foto: Divulgação
O projeto
As obras tiveram início na semana passada e devem durar até a segunda quinzena desse mês. O projeto, assinado pelo arquiteto Luís Felipe Spangenberg, sócio da VS Arquitetura e Construção, traz estrutura formada por madeira da espécie Maçaranduba. “Aplicamos o conceito de arquitetura acolhedora e funcional, adotando sistema construtivo modular, ampliável e facilmente replicável, possibilitando o mínimo impacto ambiental e alta eficiência”, comenta.