Connect with us

Praticantes do esporte pedem melhorias para ‘Praça do Skate’, no Centro de Petrópolis

Cidade

Praticantes do esporte pedem melhorias para ‘Praça do Skate’, no Centro de Petrópolis

Local apresenta rachaduras. Para grupo de skatista o ideal seria um novo projeto

A falta de cuidado da Praça Duque de Caxias ou Praça do Skate, na Rua Benjamin Constant, no Centro de Petrópolis, está sendo alvo de reclamações dos skatistas. O local está com rachaduras e, apesar de ser considerado pequeno para as manobras, serve para os treinos dos praticantes para competições. Com a estreia do esporte nas Olimpíadas de Tóquio, e confirmado para Paris 2024, os petropolitanos pedem atenção do governo municipal para o local.

Foto: Leandro Sunk

Novo Projeto

Petrópolis tem em média 200 skatistas, com faixa etária que varia dos 12 aos 40 anos. Leandro Sunk é adepto do esporte há 20 anos e frequenta a Praça desde sua inauguração, em 2004. Para ele o ideal seria um novo projeto para local e que atendesse melhor o grupo.

Foto: Leandro Sunk

“A pista foi muito mal projetada. Ela é igual a ‘um cinzeiro’, redonda. Mesmo quando ela foi construída, nunca foi uma pista apropriada para praticar o esporte em alto nível, para atender competições. Mas o mínimo seria reformar, passar cimento, alisar, dar uma geral mesmo. Os skatistas fazem vaquinha, eles estão sempre tentando melhorar, mas infelizmente não conseguimos”, desabafa.

Preservação da Praça

Outra situação apontada pelos skatistas é a presença de pessoas vivendo em situação de rua no local. Leandro relata boa convivência com eles, mas a questão é a preservação da Praça.

Foto: Leandro Sunk

“Não temos problemas quanto à segurança com eles. Acontece que eles fazem as refeições ali, coziam e até as necessidades fisiológicas são feitas ali. Quando acaba a feira, eles levam as sobras para a Praça e largam lá. Fica uma sujeira total, uma bagunça. Acaba que a Praça fica mal vista. Parece que o skatista proporciona isso ao ambiente. Mas só queremos ir lá praticar o esporte. O esporte não tem culpa daquela pista estar situada ali”, conta.

Pista de skate em Itaipava

Petrópolis conta com uma pista de skate no Parque Municipal, em Itaipava, o que faz com que os praticantes deixem de frequentar a Praça Duque de Caxias.

“O pessoal está indo para Itaipava treinar. Mas tem os mais jovens, que às vezes, não têm condições de ir para lá todos os dias, porque tem custo com os ônibus e é distante. A pista de Itaipava é legal para os moradores de lá. A gente precisa de uma pista no Centro ou próximo. Já que eles oferecem essa aqui, que façam a manutenção”, diz o skatista Leandro Sunk.

A equipe de jornalismo da Sou Petrópolis entrou em contato com a prefeitura para saber se há um projeto de melhoria para a pista e quanto às reclamações dos skatistas, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir