Connect with us

Evento que relembra os bailes de Carnaval de antigamente acontece neste sábado no Sesc Quitandinha

Agenda

Evento que relembra os bailes de Carnaval de antigamente acontece neste sábado no Sesc Quitandinha

Com entrada gratuita, Orquestra Carnavalesca Kutanda se apresenta às 18h. Ação faz parte da exposição comemorativa de 80 anos do espaço

Neste sábado (13), o Centro Cultural Sesc Quitandinha trará de volta a alegria dos antigos bailes de Carnaval do Quitandinha. Sob a batuta de Dudu Rezende, dez músicos (de vozes, sopros, percussão e cordas) formam a Orquestra Carnavalesca Kutanda, em apresentação inédita, às 18h. O show integra a programação da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, em cartaz até 25 de fevereiro de 2024.

Foto: Divulgação

Sambas, marchas e frevos, entre outros ritmos estão no programa da Orquestra Carnavalesca Kutanda, com músicas de Chiquinha Gonzaga, Moacir Santos, Hermeto Paschoal e Capiba.

Oficina de montações de Carnaval

Às 15h, haverá ainda a oficina interativa “Montações de Carnaval”, coordenada pela drag queen, DJ, make up artist, produtora cultural e performer Onírica, para a criação de máscaras e adereços de carnaval, de modo a que os participantes “explorem suas personalidades e sintam a essência e a liberdade dos bailes dos anos 1950”.

Onírica partiu dos figurinos e das cenografias de Tomás Santa Rosa (1909-1956), artista homenageado na exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, para mostrar técnicas e conhecimentos de texturas, combinações de cores, profundidade e junção de peças.

“Assim todos vão criar suas fantasias e estar prontos e animados para o Carnaval do Centro Cultural Sesc Quitandinha. A proposta dessa oficina é fazer uma cruzamento dos adereços e da exuberância do carnaval de rua inspirados nas pesquisas de Tomás Santa Rosa com a bela instalação que é o Palácio Quitandinha, nos levando a refletir sobre os espaços e territórios do povo negro e sua influência na cultura petropolitana”, afirma Onírica. A capacidade da oficina é de 30 pessoas.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Orquestra Carnavalesca Kutanda + Oficina “Montações de Carnaval”

Quando: 13 de janeiro (sábado), às 18h [Orquestra] e 15h [Oficina]

Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha, Petrópolis

Funcionamento do espaço: Terça a domingo, e feriados, das 10h às 17h (conclusão do itinerário até as 18h)

Visitas guiadas: terça a domingo (e feriados), das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h)

Visitação ao entorno do Lago Quitandinha: terça a domingo (e feriados), das 9h às 17h

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir