Connect with us

Aumento de animais abandonados nas ruas de Petrópolis prova a falta de políticas públicas nesta causa

Cidade

Aumento de animais abandonados nas ruas de Petrópolis prova a falta de políticas públicas nesta causa

Campanha conscientiza sobre abandono no período das férias

Uma prática criminosa tem sido cada vez mais recorrente em Petrópolis: o abandono de animais. Muitos deles são deixados pelos seus tutores nos períodos das festas de fim de ano e no período das férias. A cidade não possui um órgão público que contabilize os casos de abandonos, sendo eles relatados aos protetores e voluntários de ONGs. 

Foto: Reprodução  Revista cães e Gatos

Aumento nos casos de abandono

Márcia Coelho, protetora da entidade Dog’s Heaven diz que, em média, a entidade recebe diariamente dez pedidos de resgate e lamenta a falta de ações por parte do poder público.

“Não temos como mensurar quantos animais são abandonados e nem quantas entidades existem em Petrópolis para ajudar nessa causa. São os protetores independentes que fazem o que podem nas localidades e que recebem os pedidos de resgate. Só no início deste ano, recebemos 10 pedidos. Basta  andar pelas ruas que vemos o tanto de animais que estão vagando por aí”, conta.

Foto: divulgação Dog’s Heaven

Virgínia Moreira, protetora e voluntária da ONG Somos Todos Protetores, conta que houve um aumento de animais nas ruas, principalmente no Centro Histórico.

“Houve um aumento significativo de abandono, principalmente durante à noite. São animais bem tratados e que fogem quando tentamos resgatá-los. Aí fazemos a divulgação nas redes sociais para tentar encontrar os tutores”, conta.

Fogos de artifícios

Decretado pelo município, desde março de 2020, a soltura de fogos de artifício com ruído é proibida em Petrópolis. Soltos durante as festividades de fim de ano, são outra questão colocada pela voluntária para o aumento de animais nas ruas. 

Foto: divulgação Dog’s Heaven

“Muitos desses animais estavam de coleiras. Não sabemos se foram abandonados ou se fugiram de casa assustados por causa dos fogos, que são proibidos na cidade”, coloca Virgínia.

Castração não surtir efeito

A Prefeitura de Petrópolis realiza campanhas de castração gratuita, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Oferecida durante a semana, Virgínia detalha que o período não atinge o público-alvo.

“Muitos dos tutores trabalham durante a semana e ficam impossibilitados de levar os animais para serem castrados e os que realmente necessitam ficam perdem a oportunidade. Os protetores da cidade ainda não sentiram aumento em relação às campanhas oferecidas, enquanto isso gatos e cães continuam sendo abandonados em ninhadas, principalmente porque eles não são microchipados e não há como identificar e penalizar os donos”.

Campanha educacional

A campanha “Abandono é Crime”  traz à população um alerta importante sobre os crimes cometidos contra os animais e a necessidade de acolhimento e carinho com os pets. Os  Protetores da causa animal e membros da sociedade civil se reuniram com o objetivo de trazer informação e conscientizar os moradores de Petrópolis sobre os casos por meio de banners informativos em pontos de ônibus, iniciativas junto à população e também de forma remota.

Foto: reprodução instagram Dog’s Heaven

 “Temos que mudar o comportamento através de campanhas educacionais e informativas, do quanto esses crimes são injustos justo com quem mais depende de nós é só nos ama e protege. Se queremos um mundo melhor a hora de começar é agora!”, pontua Márcia de Paula, uma das idealizadoras do movimento.

A iniciativa é coordenada pela empresa MP Produções e Eventos, ao lado de parceiros como a Dog’s Heaven, Somos Todos Protetores, GAPA e Irmão Animal. O movimento é realizado de forma filantrópica, contando com o apoio de empresas como a Nova Studio, R2OOH, Theobald Filmes, Arteg, Alfa Mídia, InterTV, In-Bus e Petrópolis Convention e Visitors Bureau. 

Como denunciar?

As denúncias sobre abandono e crimes contra animais podem ser realizadas através do telefone (24) 2246-9257.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir