Connect with us

Petrópolis apresenta queda na abertura de novas empresas em 2023

Negócios

Petrópolis apresenta queda na abertura de novas empresas em 2023

MEI’s representam cerca de 70% das empresas abertas na cidade. Entenda o que esses números significam

Petrópolis terminou o ano de 2023 com 6.073 empresas abertas, de acordo com dados do Mapa das Empresas. O número é 5,7 % menor do que o registrado no ano anterior, quando 6.441 empresas foram abertas no município. 

Por outro lado, 3.718 encerraram as suas atividades de janeiro a dezembro de 2023. O número é 21,8% maior  do que em 2022, quando 2.906 empresas foram fechadas na cidade.

Foto: arquivo Sou Petrópolis

Mas o que isso significa?

De acordo com o economista e mestrando no programa de pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Juan Campos, os números refletem na melhora da quantidade de empregos formais ofertados, fazendo com que as pessoas venham a preferir trabalhar para uma empresa do que ter a sua própria empresa.

Outro fator detalhado pelo economista é o baixo nível de atividade que a empresa demonstrou e assim o empreendedor preferiu não continuar com o investimento.

Foto: SerraDrone

MEIs

Ao todo,  40.297 empresas foram registradas neste período em Petrópolis. Destas, 27.781 são na categoria Microempreendedor Individual (MEI), representando 45% das empresas abertas na cidade. Para o economista, está havendo uma mudança no cenários de contratos, ocasionando a alta no número de MEI.

“Sabe-se que muitos empregados tiveram e têm seus contratos assinados como MEIs, quando mudam de emprego podem sair dessa forma de contrato e ir para uma CLT. Dessa forma, dados mais confiáveis para uma análise econômica da cidade mais concisa seria aqueles observados pelo tipo e quantidade de emprego gerado na cidade. Abertura de empresas considerando os MEIs pode haver muitas distorções sobre a realidade de empreendedorismo da cidade. Posto que as vezes o que pode estar acontecendo é uma mudança do contrato de empregos gerados e até uma melhora de empregos, fazendo com que mais pessoas estejam sendo contratadas por CLT”, explica Juan Campos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir