Connect with us

Curso gratuito sobre a participação das mulheres na política acontece nesta semana em Petrópolis

Educação

Curso gratuito sobre a participação das mulheres na política acontece nesta semana em Petrópolis

Inscrições estão abertas até esta segunda-feira (27); saiba como participar

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Mulheres na Política: Feminismo popular como ferramenta de revolução”. A proposta é uma iniciativa da vereadora de Petrópolis Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, e tem como objetivo debater o papel do feminismo como uma ferramenta de emancipação e construção de politica públicas que garantam direitos, serviços, trabalho e saúde para as mulheres trabalhadoras.

Foto: Divulgação

O curso

O curso terá três encontros com emissão de certificado nos dias 28 e 29 de novembro, de forma online via Meet e, no dia 30 (data do encerramento), presencialmente, no Plenário da Câmara, sempre às 19h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Algumas das reflexões propostas pelo curso são:

  • Formulação teórica e estrutural da condição da mulher na sociedade capitalista;
  • Transversalidade dos debates que atingem as mulheres como o direito à cidade;
  • Maternidade e trabalho invisível de cuidado – como enfrentar os desafios e construir um feminismo popular;
  • Como a política pública pode auxiliar na socialização dos trabalhos de cuidado e doméstico, que tanto sobrecarregam e empobrecem mulheres e chefes de família;
  • A geração de renda e inclusão produtiva das mulheres trabalhadoras, principalmente nos bairros e distritos;
  • Medidas de atenção à saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

“Neste curso de três encontros presenciais, partimos da compreensão de que a divisão sexual do trabalho empobrece as mulheres e impede o seu acesso a uma vida digna e à segurança alimentar, e também econômica. E de que o racismo estrutural torna esse processo ainda mais violento para as mulheres negras. Queremos ainda debater sobre a importância da socialização do trabalho de cuidado, que hoje é feito em casa, de graça, em subempregos ou em situação de servidão por mulheres trabalhadoras”, destaca Júlia Casamasso.

As aulas serão ministradas por Júlia Casamasso, vereadora do município de Petrópolis, professora da rede pública estadual e do curso de Pós-Graduação da FASESP; Cecília Vieira, advogada popular, mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela UERJ; e Maria Gabriela Mayworm, professora no Instituto Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Linguística Aplicada.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir