Connect with us

14 dicas e orientações para não cair em golpes na Black Friday

Compras

14 dicas e orientações para não cair em golpes na Black Friday

Pesquisa aponta aumento de 9% nas vendas em relação ao ano passado, sendo que 56% devem fazer as compras em lojas físicas em 2023

Uma das datas mais esperadas no calendário do comércio, a Black Friday, acontecerá na sexta-feira, dia 24 de novembro. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis aponta que as vendas terão aumento de 9% em relação ao ano passado, com 56% farão as compras em lojas físicas.

Dentre as motivações de compra, 62% dos consumidores buscam adquirir produtos que já estavam em suas listas de necessidades, enquanto 27% planejam antecipar suas compras de Natal. Além disso, 11% veem a Black Friday como uma chance única de aproveitar promoções, mesmo sem uma necessidade específica.

Foto: divulgação

O comércio eletrônico se consolidou com um crescimento de 92,7% de vendedores que investiram em plataformas de e-commerce em relação ao ano passado, e cerca de 45% dos clientes pretendem fazer suas compras em grandes sites.  Diante disso, é importante ficar atento para que a experiência de compra não se transforme em uma roubada. Pensando nisso, a professora do curso de direito da Estácio, Regiane Gonçalves, esclarece algumas dúvidas.

Verifique se o site da loja é confiável

“Pesquise referências e opiniões em sites como o Procon e o Reclame Aqui. Caso a loja não seja muito conhecida, prefira efetuar o pagamento com cartão de crédito, pois se a compra não chegar é possível solicitar seu cancelamento”, orienta Regiane Gonçalves.

Selo “Black Friday Legal

Para diferenciar oportunistas de empresas sérias, Regiane sugere buscar aquelas que têm o selo “Black Friday Legal”. “Esta é uma forma de efetuar compras com segurança, uma vez que criminosos se valem principalmente do comércio eletrônico para praticar seus golpes. O selo é concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico a empresas aderentes do Código de Ética. O código determina regras de postura, entre elas, a firma deve agir com boa fé e ser transparente em relação aos preços que anuncia, garantindo as condições de estoque e preços apresentados sem qualquer alteração posterior, sob pena de ser obrigada a cumprir a oferta inicial”, esclarece.

Atenção aos valores

Ao perceber que o valor divulgado mudou no momento de realizar o pagamento da compra online, o consumidor tem seus direitos assegurados, como informa Regiane. “A legislação consumerista estabelece por meio do artigo 5º, que é garantido ao consumidor exigir do fornecedor o cumprimento da oferta anunciada. O descumprimento da oferta online vale para um item que o cidadão tenha olhado, clicado, e o valor mudado de uma tela para a outra. Na loja física, se o cliente encontrar um produto por R$ 20 na prateleira e no caixa aparecer por R$ 30, também vale o preço mais baixo”, descreve.

Direito de arrependimento

A advogada reitera que o consumidor tem o direito de arrependimento, cujo prazo é de até sete dias contados a partir do recebimento do produto, que tenham sidos adquiridos pelo e-commerce, sem que seja necessário qualquer justificativa. “Formalizado o pedido, o comprador terá o direito de receber o valor integral que foi pago, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação. A devolução do dinheiro deve ser imediata. Com o Decreto do Comércio Eletrônico (Decreto Federal nº 7.962/2013), mesmo as compras pagas no cartão devem ser reembolsadas. Já quando a compra for realizada em loja física, não existe previsão legal para arrependimento, salvo se o produto apresentar defeitos ou danos, portanto nesta modalidade é preciso ter convicção no ato da compra”, finaliza.

Confira as 10 dicas para aproveitar melhor a Black Friday 

  • Faça uma lista do que você quer
  • Pesquise sobre as lojas que participarão da Black Friday
  • Compare preços com antecedência
  •  Fique atento ao valor do frete e ao prazo de entrega
  • Certifique-se de que o site onde está fazendo as compras é real e tem uma boa reputação
  • Prefira pagar no cartão de crédito, e se possível, use um cartão virtual
  • Preste atenção nas condições de troca e garantia dos produtos
  • Utilize uma conexão segura para fazer compras
  • Fuja de links suspeitos
  • Salve todas as informações de sua compra

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir