Connect with us

Cefet Petrópolis promove seminário de turismo e literatura em novembro

Agenda

Cefet Petrópolis promove seminário de turismo e literatura em novembro

Evento gratuito e aberto ao público acontece no dia 8 de novembro, às 19h

O Cefet/RJ Petrópolis recebe no dia 8 de novembro, às 19h, o Seminário “Turismo & Literatura: interseções”. Promovido pela Academia Petropolitana de Letras (APL), com apoio do Museu Imperial e do Cefet/RJ Petrópolis, o evento busca discutir as interfaces e os problemas entre as áreas do turismo e dos estudos literários, e aproximar a comunidade universitária das instituições culturais envolvidas.

Foto: Divulgação

O seminário, que será realizado no Salão Nobre, faz parte das comemorações de 15 anos da unidade, é gratuito e aberto ao público. O evento contará com uma abertura oficial e duas mesas-redondas: a primeira abordará os aspectos históricos e a segunda, os aspectos literários.

Confira a programação

MESA-REDONDA 1 – ASPECTOS HISTÓRICOS

  •  “História de Petrópolis: vilegiatura e turismo” – Maria de Fátima Argon da Matta (IHGRJ/IHP/APL)
  •  “D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo: um estudo de caso das viagens oitocentistas” –Alessandra Fráguas (Mimp/UERJ/IHP)

Mediação: Suzana Santos Campos (Cefet/RJ Petrópolis)

MESA-REDONDA 2 – ASPECTOS LITERÁRIOS

  • “Viagens que criam histórias” – Lúcio Gil (US Government/APL/ABP)
  • “Murilo Mendes – viagens, territórios e poesia” – Leandro Garcia (UFMG/CNPq/IHP/APL)

Mediação: Profa. Suzana Santos Campos (Cefet/RJ Petrópolis)]

Saiba mais sobre os palestrantes

Maria de Fátima Argon da Matta: possui graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes (UCM). É atualmente arquivista do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) e vice-presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP). É associada do IHP, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) e de outras instituições congêneres e também membro titular da Academia Petropolitana de Letras (APL).

Alessandra Fráguas: é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) e em História pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP); e mestre e doutoranda em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ). É historiadora e pesquisadora do Museu Imperial (Mimp/Ibram) e possui experiência no desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo histórico e artístico do Museu. É editora do Anuário do Museu Imperial-nova fase e associada titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP).

Lúcio Gil: é formado em Direito pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduado em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ). Sua carreira teve início no segmento de Turismo, tendo trabalhado na aviação civil norte-americana em empresas como a Pan American World Airways e na American Airlines. Mais tarde, ingressou no Departamento de Estado norte-americano como Assessor para Assuntos Políticos e Econômicos. Atualmente, integra a equipe do Departamento de Justiça dos EUA, como especialista em Pesquisa e Inteligência. Como escritor tem produção nas áreas da Poesia e da Prosa, com especial destaque para a produção de romances históricos. Recentemente, Lúcio Gil foi eleito para a cadeira número 16 da Academia Petropolitana de Letras, patronímica de Silvio Romero, tornando-se um dos mais novos acadêmicos titulares da APL.

Leandro Garcia: possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Castelo Branco, é mestre e doutor em Letras (Estudos Literários) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), onde também fez o seu primeiro pós-doutorado em Estudos Literários. Fez um segundo pós-doutorado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de BH. É Professor Adjunto III de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pertence aos seguintes grupos de pesquisa: Acervo dos Escritores Mineiros (AEM-UFMG), Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira (IEB-USP) e Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (UFMT-UPF-UFRN-PUC Minas). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, para o triênio 2021-2024.

Suzana Campos (mediadora): possui graduação em Turismo pela Fundação Educacional São José (2002), especialização em Educação Ambiental pela UFJF, MBA em Hotelaria pelo SENAC/UFJF e mestrado em Lazer pela UFMG. Foi professora da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, onde atuou como professora e coordenadora dos Cursos Técnicos em Hospedagem nas modalidades presencial e a distância e como professora no Curso Superior de Tecnologia e Gestão Ambiental. Atualmente é professora do Cefet/RJ Petrópolis e coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir