Connect with us

Petrópolis fica em 3º lugar do estado em ranking que avalia saúde, segurança e meio ambiente

Cidade

Petrópolis fica em 3º lugar do estado em ranking que avalia saúde, segurança e meio ambiente

De acordo com o Connected Smart Cities 2023, a cidade ocupa o primeiro lugar em saúde, segundo em meio ambiente e terceiro em segurança

Um estudo realizado pelo Connected Smart Cities classifica Petrópolis como a 3° melhor cidade no ranking de saúde, segurança e meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro. A nível nacional, o município avançou na classificação geral das 100 cidades brasileiras, passando da 46ª em 2022 para a 39ª posição em 2023.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Primeiro lugar em saúde

Petrópolis conquistou também, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking estadual na área da Saúde. Em 2022 e agora em 2023, a cidade se mantém como líder, de acordo com a pesquisa realizada pela Urban Systems, considerando as 100 cidades brasileiras avaliadas. O município também cresceu no ranking geral, passando do 15º lugar em 2022 para a 14ª posição neste ano.

A avaliação inclui diversos indicadores, como a disponibilidade de leitos e médicos por habitantes, a cobertura de atenção primária à saúde, despesas na área da saúde e taxas de mortalidade infantil. Também são considerados indicadores relacionados à gestão ambiental, como a cobertura de coleta de resíduos sólidos e saneamento urbano.

Destaques em Meio Ambiente e Segurança

Petrópolis também obteve reconhecimento em outras áreas, como Meio Ambiente e Segurança. No âmbito ambiental, a cidade se mantém em segundo lugar no ranking estadual, tanto em 2022 quanto em 2023, e avançou no ranking geral, subindo da 32ª para a 29ª posição.

No quesito Segurança, a cidade subiu da 4ª para a 3ª posição no ranking estadual em 2023, e no ranking geral, saltou da 64ª para a 33ª posição, em comparação a 2022.

Sobre o estudo

O estudo de Sistemas Urbanos foca, no contexto ambiental, indicadores relacionados à infraestrutura, serviços de água e saneamento, e gerenciamento de resíduos sólidos, além do monitoramento de áreas de risco. No âmbito da Segurança, são considerados fatores como a taxa de homicídios, acidentes de trânsito e eficácia do Centro de Controle de Operações, entre outros.

O ranking Connected Smart Cities mapeia as 100 cidades com maior potencial de desenvolvimento, com base em indicadores de inteligência, conectividade e sustentabilidade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir