Connect with us

Petrópolis apresenta queda na abertura de novas empresas em 2023

Cidade

Petrópolis apresenta queda na abertura de novas empresas em 2023

Do total de empresas abertas neste ano na cidade, 96% são Microempreendedor Individual (MEI)

Dados do Mapa das Empresas apontam abertura de 3.883 empresas no município, de janeiro a agosto de 2023. Por outro lado, 2.391 encerraram as suas atividades até o momento. Comparando com o mesmo período de 2022, Petrópolis apresenta queda de 17,8% na abertura de novas empresas, quando na época foram criadas 4.581 e 1.908 foram encerradas.

Foto: arquivo Sou Petrópolis

MEIs

Desse número, 3.734 (96%) são Microempreendedor Individual (MEI). Outras categorias representam 57 (6,8%).   

Para Juan Campos, economista e mestrando no programa de pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os números expressivos de Microempreendedores Individuais estão ligados com à alta do desemprego e dos empregos informais.

“Infelizmente, a flexibilização de contratos não aumenta o pagamento dos salários. E pelo contrato MEI possibilitar facilidades e a diminuição de muitos custos – tanto no salário, quanto de contabilidade por facilitar a tributação, isso vem se tornando uma tendência. Petrópolis sobrevive há muito tempo de serviços e pequenas empresas, logo pode-se esperar que a cidade tenha sim uma grande dependência desses tipos de contratados”.

Foto: SerraDrone

Porém, o que neste momento vem movimentando a economia da cidade, pode diminuir ainda mais a oferta de empregos formais e a arrecadação fiscal.

“Isso a longo prazo pode criar efeitos perversos. Pois de uma certa forma está diminuindo a renda futura na sociedade, já que o MEI muitas vezes, mesmo pagando o mesmo salário, tira renda dos seguros que o CLT proporciona”, esclarece o economista.

Ranking

A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) mantém um ranking atualizado dos municípios que mais abrem empresas anualmente. Até este início de setembro de 2023, Petrópolis se consolida como a 7° cidade com mais constituições de todo o estado, 467 no total.

O ranking completo pode ser acessado aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir