Objetivo é sinalizar os locais onde estes animais frequentam e construir corredores que permitam seu deslocamento de forma segura e sem risco de atropelamento
Famosas pela tranquilidade e graciosidade, as capivaras já fazem parte da rotina dos petropolitanos, principalmente nas áreas urbanas da cidade. E para protegê-las dos perigos do trânsito, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (22) uma indicação legislativa que sugere ao Executivo a construção de passagens de fauna, para a travessia de capivaras, na Rua Barão do Rio Branco.
Foto: Bruno Soares
O objetivo é sinalizar os locais onde estes animais frequentam e construir corredores que permitam seu deslocamento de forma segura e sem risco de atropelamento.
“A medida será de grande importância não só para as capivaras, como para a população, pois evitará acidentes de trânsito. A Rua Barão do Rio Branco é uma via perigosa para travessia desta espécie e, por isso, os casos de acidentes são frequentes por ali”, explica o vereador Domingos Protetor, autor da indicação.
Pesquisa
O texto aprovado aponta que, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP), as passagens de fauna são importantes instrumentos para a redução de atropelamentos de animais silvestres nas estradas, sendo as capivaras a espécie mais perigosa, já que adultas chegam a pesar 90kg. “Além disso, elas não andam só. Na maioria das vezes estão em grupos grandes, com filhotes, o que pode agravar ainda mais o acidente”, pontua Domingos.
A pesquisa reforça, ainda, a importância da existência de cercas-guia ao longo da rodovia direcionando os animais para as passagens subterrâneas que, preferencialmente, devem ser úmidas, já que mais de 70% das espécies monitoradas preferiram fazer a travessia por elas. A proposta segue para apreciação da Prefeitura.
Veja também: