Petrópolis registra casos de síndrome respiratória aguda grave; médico reforça importância da vacinação
Segundo a Secretaria de Saúde, entre abril e maio foram notificados sete casos da doença na cidade, que podem ter sido ocasionados por vírus sincicial respiratório, influenza e pneumonia
A temperatura despencou em Petrópolis e os casos de gripes e resfriados começaram a ser registrados nas unidades de saúde da cidade. Entre abril e maio, segundo a Secretaria de Saúde, foram notificados sete casos de síndromes respiratórias agudas graves, que podem ter sido ocasionados por vírus sincicial respiratório, influenza e pneumonia.
A informação vai de encontro aos dados do Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz na última semana, que mostra um aumento do número de casos em adultos associados ao vírus de influenza A, causados pelo H1N1. Segundo o levantamento, foi observado também aumento de casos nas crianças, principalmente na faixa até os dois anos, pelos Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Foto: Fábio Rodrigues/ Agência Brasil
Diante dos dados, o médico infectologista e professor da UNIFASE/FMP, José Henrique Cunto Castrioto, destaca a importância da vacinação. “Os quadros respiratórios graves podem se originar de uma simples gripe. A vacina é uma proteção muito necessária, principalmente nos extremos de idade. Mas todos devem se proteger”.
O especialista detalha os cuidados, como o uso da máscara em pessoas que apresentarem sintomas gripais. “É uma conscientização muito importante, que todos devem ter, pois ajuda muito a diminuir a transmissão da doença na comunidade, junto com a lavagem frequente das mãos”, pontua.
Vacinação
Os dados de vacinação contra a influenza mostram que 67.731 pessoas, acima dos seis meses, tinham sido imunizadas no município até terça-feira (7).
A Secretaria de Saúde explica que a imunização contra a gripe deve ser feita anualmente como um reforço, pois a cada ano ela é atualizada, de acordo com as cepas circulantes.
Além disso, o órgão destaca que ela diminui a incidência de casos de gripe e evita o agravamento do quadro daqueles que forem acometidos pela doença.
Saiba onde se vacinar
- UBS QUITANDINHA
- UBS MORIN
- UBS MOSELA
- UBS ARARAS
- UBS PEDRO DO RIO
- UBS ITAIPAVA
- UBS ALTO INDEPENDÊNCIA CENTRO DE SAÚDE COLETIVA
- CENTRO DE SAÚDE ITAMARATI
- PSF ALTO DA SERRA
- PSF POSSE
- AMBULATÓRIO ESCOLA- FMP/FASE
- AMBULATÓRIO HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO
Outros PSFs que dispõem do imunizante
- PSF CARANGOLA
- PSF VALE DO CARANGOLA PSF FAZENDA INGLESA
- PSF BATTAILARD PSF MEIO DA SERRA
- PSF SECRETÁRIO
- PSF CASTRIOTO
- PSF 24 DE MAIO
- PSF CAXAMBU I PSF CAXAMBU II
- PSF VALE DAS VIDEIRAS
- PSF BREJAL
- PSF VILA SAÚDE
- PSF VILA FELIPE
- PSF SÃO JOÃO BATISTA
- PSF VILA RICA
- PSF MENINO JESUS DE PRAGA
- PSF PEDRAS BRANCAS PSF 1º DE MAIO
- PSF CASTELO SÃO MANOEL
- PSF ÁGUAS LINDAS
- PSF MOINHO PRETO
- PSF BOA ESPERANÇA
- PSF ALTO SIMÉRIA
- PSF AMAZONAS
- PSF JARDIM SALVADOR
- PSF SANTÍSSIMA TRINDADE
Veja também:
- Secretaria de Saúde convoca população para vacinação contra influenza em Petrópolis
- Vacinação contra a influenza acontece no Pátio Petrópolis Shopping e em outros 40 postos no município
- Apenas 40% das crianças completaram o ciclo vacinal contra a covid-19 em Petrópolis