Connect with us

Coleta seletiva é ampliada em Petrópolis; veja como descartar material reciclável em 21 regiões da cidade

Cidade

Coleta seletiva é ampliada em Petrópolis; veja como descartar material reciclável em 21 regiões da cidade

Quitandinha, Duarte da Silveira e Cascatinha agora também contam com o serviço na cidade. O material é recolhido por um caminhão da Comdep por meio do programa ‘de porta em porta’

O serviço de coleta seletiva em Petrópolis foi ampliado para as regiões do Quitandinha, Duarte da Silveira e Cascatinha. Com isso, agora a cidade tem 21 regiões atendidas pelo programa “De porta em porta” da Prefeitura. Por mês, são recolhidas 63 toneladas de materiais recicláveis na cidade.

Segundo o município, parte do material é destinada à Comdep e a outra é doada às cooperativas que trabalham com estes produtos em Petrópolis.

Foto: Arquivo – Divulgação

As comunidades que já eram atendidas pelo programa são: Valparaíso, Brejal, Bataillard, Vila Militar, Bingen, Mosela, Moinho Preto, Pedras Brancas, Campo do Serrano, Araras, Vale das Videiras, Morin, Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga.

Em dias determinados (veja lista abaixo), os caminhões da Comdep passam nessas regiões para recolher os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, que não devem ser misturados ao lixo comum.

Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas podem agendar a coleta pelo número (24) 2235-8437.

Importância da coleta seletiva

Louise Moura de Rezende, bióloga e mestre em ciências, ressalta que ao aderir a coleta seletiva a população estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e ajudando a minimizar os problemas que afetam toda comunidade.

“Se descartados os resíduos em seus devido lugares evitamos a poluição dos solos e dos rios, que transbordam em épocas de chuva por estarem cheios de lixo que foram descartados incorretamente. Além de ser uma maneira de caminhar rumo ao consumo sustentável, o objetivo é suprir as necessidades humanas sem esgotar os recursos naturais”,  explica.

Cuidados ao separar os resíduos

Ao manusear os resíduos, a especialista orienta que deve-se ter cuidados para evitar a contaminação dos que são reaproveitáveis, como vidro, papel e alumínio, aumentando o valor que pode ser pago por esses resíduos e diminuindo o custo da reciclagem.

“Esses resíduos são classificados em úmidos, quando não há possibilidade de reutilização, como fraldas descartáveis e bitucas de cigarro. Recicláveis secos, no caso dos materiais que não estão contaminados ou sujos e podem ser reutilizados, como plástico e metal; e orgânicos, que são resíduos de origem vegetal e animal, como os restos de alimentos, que podem ser reciclados para produzir biogás, biofertilizantes e adubo”, pontua.

Coleta eventual

Segundo a Prefeitura, as localidades de Madame Machado, em Itaipava, e Vila Rica, em Pedro do Rio, serão integradas  ao serviço de coleta eventual, que abrange itens que não são coletados regularmente ou de difícil descarte.

Ecopontos

A população também pode recorrer aos ecopontos, que estão localizados na Rua General Rondon, em frente à Comdep; e  na Rua Estrada da Fazenda Inglesa, na Mosela, em frente à Cruz Vermelha.

Cronograma de coleta seletiva

– Segunda-feira – Bingen, Vila Militar e Brejal.

– Terça-feira – Mosela, Bataillard, Moinho Preto, Pedras Brancas e Campo do Serrano.

– Quarta-feira – Valparaíso (todas as ruas e servidões)

– Quinta-feira – Morin (todas as ruas e servidões), Araras e Vale das Videiras

– Sexta-feira – Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir