Connect with us

Veterinária de Petrópolis destaca benefícios da telemedicina para atendimento de pets

Saúde

Veterinária de Petrópolis destaca benefícios da telemedicina para atendimento de pets

Jéssika Scali considera a prática como um grande avanço para os tratamentos dos bichinhos, mas ressalta que há todo um preparo e cuidado para que o atendimento on-line ocorra de maneira segura

A telemedicina veterinária já é uma realidade em todo o país. Recentemente aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, a prática é considerada como a mais recente inovação na área da saúde animal. Para a especialista de Petrópolis, Jéssika Scali, a forma remota de atendimento permite o acompanhamento de casos de pacientes crônicos, por exemplo, e também pode ser fundamental para orientação dos tutores sobre como devem proceder com o pet em determinadas situações.

Foto: Divulgação

“É um grande avanço para os atendimentos dos bichinhos, mas há todo um preparo e cuidado para o forma on-line. Cabe ao médico veterinário tomar a decisão do uso ou não da telemedicina para aquele caso, levando sempre em conta a segurança do seu paciente,” destaca Jéssika. 

Gatinho

Foto: Divulgação

Como funciona o atendimento

O médico veterinário pode desenvolver um aplicativo específico para a modalidade ou fazer o uso integrado de plataformas existentes, desde que respeitando os critérios estabelecidos e registrando em prontuário a tecnologia empregada no atendimento.

O novo formato de atendimento pode ser usado em consultas de rotina, monitoramento pós-cirúrgico ou de doenças crônicas e para orientações gerais.

Dentro da telemedicina veterinária estão incluídas as modalidades de teleconsulta, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação, teleinterconsulta e telediagnóstico. Cada uma possui sua característica. Veja as diferenças!

Teleconsulta

Trata-se de uma modalidade de consulta à distância, na qual o médico deverá ter atendido o paciente anteriormente, em uma consulta presencial devidamente registrada.

Telemonitoramento

É um monitoramento remoto, efetuado em pacientes com condições graves e que necessitam de supervisão profissional frequente, assim os veterinários conseguem analisar as condições do pet sem que ele precise se locomover.

Teleinterconsulta

Se trata de uma categoria exclusiva aos profissionais, na qual eles podem discutir, obter mais informações e trocar ideias sobre casos clínicos com profissionais especializados específicos, como um dermatologista-veterinário e neurologista.

Telediagnóstico

Por fim, o telediagnóstico também é uma modalidade exclusiva aos profissionais e serve para interpretação de exames, dados e imagens em conjunto, especialmente com o objetivo de fechar um laudo médico durante a consulta.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir