Conheça a história da empresa que produz a massa de pastel mais famosa de Petrópolis
Massas Carneiro começou com vendas de porta em porta e, atualmente, fornece produtos para várias cidades do Estado
Quem vê os produtos nas prateleiras dos supermercados de cidades do Estado, nem imagina como começou a história da empresa Massas Carneiro.
Fundada e sediada em Petrópolis há 55 anos, a empresa é uma das poucas que resiste ao tempo, mantendo a tradição.
Fotos: Reprodução
A atividade da família portuguesa começou com a venda dos produtos de porta em porta na cidade. Isso quando o fundador, Odyr Carneiro, precisou inovar para manter o sustento da família após a fábrica em que trabalhava entrar em greve.
Ele contava com a ajuda da esposa para rechear, fechar e fritar os pastéis, que eram vendidos nos bares e na vizinhança. E foi assim que eles se consagraram sucesso.
Com isso, em 1968, Odyr fundou a empresa, com sede na Estrada da Saudade. Selecionando os ingredientes, aprimorando as receitas e com a sua expertise, ele iniciou a fabricação de massas de pastel, pizza, talharim e pão de alho.
Oportunidades
Com a fabricação artesanal dos produtos desde o início, Odyr não acompanhou a evolução dos maquinários mais modernos. Sua preocupação era o espaço que os equipamentos ocupariam nos lugares dos funcionários, que poderia vir a se tornar demissão.
O sucesso da empresa sempre se manteve com um quadro de 40 a 60 funcionários.
Maurício Fernandes da Silva é chefe de produção da fábrica e o funcionário mais antigo. Braço direito do seu tio Odyr , ele está na empresa há 50 anos.
“Comecei com o meu tio vendendo a massa na feira. A notícia logo se espalhou e começamos a receber encomendas dos comércios. Decidimos legalizar o produto e abrir a fábrica. Tivemos muitas situações difíceis ao longo desse tempo. Mas meu tio nunca deixou que a firme retrocedesse. Estamos no mercado há 55 anos e com vontade de progredir muito mais”.
Foto: Divulgação
Que curioso: pensando na praticidade para o cliente, Odyr foi quem inventou a produção das massas no corte e empilhadas para as vendas. Antes, a comercialização era feita em rolos. Por falta de conhecimento na época, o inventor não patenteou o feito.
Para gerações
Presentes nas cidades da capital e na Região Serrana, Odyr deixou além dos produtos que constituem o catálogo das Massas Carneiros, um legado, que a família pretende continuar passando de geração por geração.
Foto: Divulgação
Após sua morte, que ocorreu neste ano, à frente da empresa ficaram os filhos Odir Carneiro Filho e Paulo Roberto Carneiro – que já acompanhavam os passos do pai – e o neto, Bruno Carneiro, que descreve o avô como seu ídolo.
“Cresci na fábrica vendo ele trabalhar. Sempre muito generoso e dedicado. Meu avô mudou a história de muitas pessoas, com toda a sua bondade. Trabalhou até o último dia de sua vida. Vamos continuar os trabalhos e levar esse legado para as próximas gerações”.
Dicas de preparação: o segredo para uma deliciosa receita com os produtos da Massas Carneiro pode ser visto aqui.