Connect with us

Período de seca acende alerta sobre queimadas em Petrópolis; saiba como denunciar

Cidade

Período de seca acende alerta sobre queimadas em Petrópolis; saiba como denunciar

Soltura e queda de balões, incêndios provocados em áreas de pastagem e tentativa de eliminar vegetação rasteira são os maiores causadores do problema

No período das secas, que atingem o país com a falta de chuvas, o assunto das queimadas voltou à tona em Petrópolis. Na cidade, bastante afetada com incêndios nos últimos anos, existe a preocupação para que as ocorrências não se alastrem, por isso os canais de denúncias seguem ativos e sob alerta.

Foto: Reprodução/Colégio Palavra Viva bem

Entre os principais causadores destes incêndios estão a soltura de balões, incêndios em áreas de pastagem e a tentativa de eliminar a vegetação rasteira.

Balões causam problemas

No sábado, mesmo sem causar incêndio, três balões foram vistos nos céus de Petrópolis. Um deles, de acordo com a Enel, caiu sobre a rede elétrica de Nogueira. Com a proximidade das festas juninas, casos como esses podem se tornar frequentes.

“A soltura de balões, ainda mais na época de seca, pode causar queimadas, prejudicar a vida dos animais e causar transtornos aos seres humanos”, comentou o tenente bombeiro Da Silva, especialista em salvamentos florestais e incêndios.

Foto: Divulgação

Soltar balão é, inclusive, crime ambiental desde 1998 e pode causar prisões. De acordo com o código, a venda também é proibida.

Como denunciar

No Estado do Rio de Janeiro, as denúncias podem ser feitas tanto pelo Disque Denúncia (181), em uma delegacia próxima, na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e com os próprios bombeiros, no número 193.

Além disso, as queixas podem ser prestadas na página do facebook ou pelo site do Disque Denúncia. Em todas as opções o anonimato é garantido.

Queimadas aumentaram no ano passado

De acordo com os bombeiros, o número de queimadas triplicou em setembro de 2022. No ponto mais grave, entre os dias 9 e 11 de setembro, 14 ocorrências foram registradas. Durante todo o último ano, 181 registros foram computados pela entidade.

“Com as queimadas, os lençóis freáticos podem ser danificados, além de levar a queda de árvores, destruição da fauna e da flora. Com isso, vários animais acabam vindo para a cidade e morrendo. Tudo isso vem do problema das queimadas”, finalizou.

Foto: Vitor Mattos

O bombeiro sugeriu, também, que o número 2253-1177 seja acionado em caso de incêndio. O telefone também pertence ao Disque Denuncia.

 O fazer em caso de fogo em vegetação?

As recomendações do Corpo de Bombeiros Militar é que, ao avistar fumaça suspeita ou foco de incêndio em mata ou vegetação, é recomendado avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros, ligando 193.

Ao contatar os órgãos de emergência:
– Mantenha a calma;
– Informe a localização precisa da ocorrência, os pontos de referência e dicas de como chegar ao local. Se possível, forneça as coordenadas geográficas do incêndio;
– Responda com calma as perguntas do atendente;
– Deixe seus contatos, caso seja necessário obter mais informações sobre a ocorrência.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir