Você sabia que o SUS oferece um medicamento gratuito que previne o HIV e a Aids em Petrópolis?
[Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra o HIV/Aids] A Profilaxia Pré-Exposição, também chamada de PrEP, é uma das principais formas de se prevenir do vírus atualmente. Saiba onde buscá-la em Petrópolis
Nesta quinta-feira, 18 de maio, é comemorado o Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra o HIV/Aids. Por ser um assunto tratado como tabu, poucas pessoas sabem que existe um medicamento que previne o vírus, e que está disponível gratuitamente pelo SUS, a Profilaxia Pré-Exposição, também chamada de PrEP.
Foto: Divulgação Prefeitura de Mucuri
Como funciona?
De acordo com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, a PrEP é, atualmente, uma das principais formas de se prevenir do HIV.
O método é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), tomados antes da relação sexual, que atuam bloqueando alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.
PrEP diária
Há duas modalidas de PrEP indicada. Uma delas é a diária, que consiste na tomada dos comprimidos diariamente e de forma contínua, recomendada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV.
PrEP sob demanda
Já na PrEP sob demanda, o paciente toma o medicamento apenas quando tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Neste caso, devem ser tomados dois comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, mais um comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos, mais um comprimido 24 horas após a segunda dose.
A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana, e que consigam planejar quando isso irá ocorrer.
Porém, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações. São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais – que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.
Cuidados
O Ministério da Saúde ressalta que a PrEP só tem efeito protetor se o medicamento for tomado conforme a orientação de um profissional de saúde. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas na corrente sanguínea para bloquear o vírus e a pessoa não estará protegida.
O órgão acrescenta ainda que é fundamental a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras IST. A PrEP previne contra o HIV e permite o diagnóstico e tratamento de outras IST, interrompendo a cadeia de transmissão. O uso do preservativo também previne do HIV e outras IST.
Quem pode usar a PrEP?
A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV. Algumas situações que podem indicar o uso são:
- Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
- Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
- Apresenta histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis;
- Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc.
Onde buscar a PrEP?
De acordo com a lista dos espaços que oferecem a PrEP, divulgada pelo Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Petrópolis disponibiliza o medicamento em duas unidades, no Hospital Municipal Dr. Nelson Sá Earp e no Grupo Assistencial SOS VIDA. Confira a lista completa aqui.
Foto: Divulgação Prefeitura
Para saber mais sobre a PrEP, acesse o site do Ministério da Saúde ou procure um serviço de saúde e informe-se.
*Matéria com informações do Ministério da Saúde