Connect with us

Câmeras de monitoramento serão instaladas em todas as unidades de ensino de Petrópolis

Educação

Câmeras de monitoramento serão instaladas em todas as unidades de ensino de Petrópolis

Instalação será concluída em até 30 dias

A Prefeitura de Petrópolis autorizou a compra de equipamentos de vídeo monitoramento interno para as 45 unidades de ensino do município que ainda não contam com o serviço. A aquisição dos aparelhos, na ordem de R$ 588 mil, será realizada pela Secretaria de Educação.

A expectativa é de que todo o processo, entre compra e instalação, seja concluído em, aproximadamente, 30 dias.

Foto: Divulgação/PMP

“Das 190 escolas e centros de educação infantil, 145 já contam com o sistema. Por isso, uma das nossas metas estabelecidas para 2023 era de que o monitoramento por câmeras abrangesse todas as nossas unidades ainda neste ano. Atendendo a determinação do prefeito, realizamos o levantamento para saber quais delas ainda não tinham o serviço e hoje liberamos os recursos”, disse a secretaria de Educação, Adriana de Paula, acrescentando que, agora, 100% das unidades de ensino do município serão monitoradas pelas câmeras. ”

Grupo de Trabalho

Outra medida estabelecida pelo prefeito Rubens Bomtempo, com a finalidade de assegurar a segurança nas escolas, foi a criação do Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar de Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas, que reúne órgãos da Prefeitura e outras instituições, também envolvidas com o tema.

A primeira reunião aconteceu na semana passada, com a presença do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) e o sindicato das escolas particulares.

Medidas propostas

Nesse primeiro encontro, a Prefeitura anunciou medidas de curto, médio e longo prazo para a prevenção à violência nas escolas.

São elas: câmeras em todas as escolas; integração dessas câmeras ao Cimop (Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis); a instalação do botão do pânico nas escolas (para acionar autoridades em caso de necessidade de ajuda); investimento na Ronda Escolar; a retomada do programa ProPaz (Promotores da Paz); uniforme para todos os alunos e funcionários (para que um visitante seja mais facilmente identificado); ampliação do quadro de profissionais multidisciplinares na promoção da cultura da paz (psicólogos, assistentes sociais etc.); ampliação do programa Petrópolis da Paz; o fortalecimento do programa Todos Contra o Bullying; e a mediação escolar de conflitos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir