Connect with us

Vacina bivalente contra Covid-19: saiba quem pode se vacinar em Petrópolis

Saúde

Vacina bivalente contra Covid-19: saiba quem pode se vacinar em Petrópolis

Além de combater o vírus original, a nova vacina também é eficaz contra as variantes do coronavirus

A Secretaria de Saúde de Petrópolis ampliou, a partir desta segunda-feira (20), o público-alvo da vacinação bivalente contra a Covid-19. Agora, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência poderão receber a dose do imunizante nos postos de vacinação do município.

Além deles, grávidas, puérperas e idosos com mais de 60 anos também podem se vacinar.

Foto Divulgação PMP

De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que mais de 32 mil pessoas recebem a imunização nesta primeira fase. Até o momento, cerca de oito mil petropolitanos já estão vacinados.

Atualmente, Petrópolis tem 150 casos ativos de Covid-19 no município e 13 internações clínicas. A vacina bivalente da Pfizer funciona como um reforço e proteção contra as novas variantes do coronovírus.

Somente no município, mais de 305 mil doses já foram aplicadas. Mas, só cerca de 30% da população recebeu a 2ª dose de reforço até o momento, segundo o painel de monitoramento da Secretaria de Saúde.

O que é a vacina bivalente?

Além de proteger contra o vírus original, surgido em 2019, a vacina bivalente também combate a Ômicron e as outras subvariantes do Coronavírus.

De acordo com dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), as pessoas que tomaram a dose da nova vacina tiveram os riscos de sintomas reduzidos entre 40% e 43%, o que prova a eficácia da imunização.

Onde receber a vacina?

  • Centro de Saúde Coletiva (segunda e quarta-feira, de 8h30 às 16h30; terça a sexta-feira, de 8h às 16h30)
  • Unidade Básica de Saúde do Morin (segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30)
  • Unidade Básica de Saúde Itaipava (terça e quinta-feira, de 8h30 às 19h30; segunda, quarta e sexta-feira, de 8h às 16h30)
  • Centro de Saúde do Itamarati (quarta e sexta-feira, de 8h30 às 19h30; segunda, terça e quinta-feira, de 8h às 16h30)
  • Unidade Básica de Saúde Quitandinha(terça e quinta-feira, de 8h30 às 19h30; segunda, quarta e sexta-feira, de 8h às 16h30)
  • PSF Menino Jesus de Praga (segunda a sexta-feira, de 8h às 16h)
  • PSF Posse (segunda a sexta-feira, de 8h às 16h)
  • Unidade Básica de Saúde de Araras (segunda a sexta-feira, de 7h às 15h30)
  • Unidade Básica de Saúde do Alto Independência (segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30)

Dose de reforço

A aplicação da dose de reforço com a Pfizer bivalente foi iniciada no dia 27 de fevereiro. Toda a logística está sendo organizada pela Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde. “Não é necessário agendamento, porém, o cidadão precisa ter o esquema primário completo, ou seja, com pelo menos as duas primeiras doses há 4 meses ou mais”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

No caso dos acamados, os responsáveis deverão fazer o cadastro na unidade de saúde mais próxima de sua casa. De acordo com o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde, a partir de 17 de abril, será iniciada a imunização dos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de Liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir