Relógio das Flores é restaurado e será reinaugurado neste sábado em Petrópolis
Evento em comemoração aos 180 anos de Petrópolis acontece às 10h
Neste sábado (18), o Relógio das Flores, um dos principais cartões postais de Petrópolis, será entregue, após restauração. O Relógio estava parado por conta de problemas mecânicos. A Prefeitura trabalhou na manutenção do maquinário, paisagismo e ornamentação.
Desde setembro de 2022, o monumento está em pleno funcionamento e a entrega oficial será feita neste sábado, às 10h, como parte da programação dos 180 anos de Fundação de Petrópolis.
Foto Divulgação PMP
História
O Relógio das Flores foi construído pela Prefeitura de Petrópolis e inaugurado no dia 7 de setembro de 1972, em comemoração aos 150 anos da independência do Brasil, no terreno cedido pela Universidade Católica de Petrópolis. O idealizador foi o jornalista e então secretário municipal de Serviços Públicos, Sylvio Carvalho. O filho dele, o fotógrafo André Carvalho, lembra com carinho da época da construção do Relógio e da empolgação do pai. “Este relógio é motivo de muito orgulho para a nossa família. Ver ele funcionando novamente traz muita felicidade para nós”, comemorou André.
Foto: Divulgação
A recuperação do maquinário foi feita pelo relojoeiro, Sr. Lino Ângelo, um apaixonado pelo ofício e pelo Relógio das Flores, em especial. Há décadas, Sr. Lino faz a manutenção do monumento. A Comdep, Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, trabalhou no paisagismo e na ornamentação do Relógio. Tanto o ser Lino Ângelo, quanto Sylvio Carvalho, por meio do seu filho André Carvalho, serão homenageados durante a entrega do Relógio das Flores, no próximo sábado.