Connect with us

Petrópolis recebe exibições de filmes gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

Agenda

Petrópolis recebe exibições de filmes gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

Evento começa nesta quinta-feira (9) no Cine Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni

Neste mês da mulher, a Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, presta homenagem a força feminina presente nas telas e por trás delas, com curtas e longas metragens dirigidos por mulheres e imersos no universo feminino.

Foto: Divulgação

A mostra “Cinema Substantivo Feminino” começa nesta quinta-feira (9) e segue até o sábado (11). Com entrada gratuita, casa sessão tem capacidade máxima de 50 pessoas. Confira a programação:

9 de março, quinta feira, 19h

Preciosa – Uma história de esperança, de Lee Daniels, 109 min, 2009. EUA.

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

10 de março, sexta feira, 19h

Frida, de Julie Taymor, 120 min, 2002. EUA.

A vida de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do século 20. Seu trabalho notável, o tempestuoso casamento e as dificuldades enfrentadas por ser mulher numa sociedade extremamente machista.

11 de março, sábado, 17h

Carne, de Camila Kater, 12 min, 2019. BRASIL.

Misturando diversas técnicas de animação, o curta retrata o depoimento documentário de cinco mulheres acerca da relação com seus corpos.O filme foi selecionado e premiado em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, entre eles o Festival de Toronto, Festival do Rio, Festival de Brasília, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Cinema de Animação de Annecy.Indicado a um prêmio Goya e foi qualificado para concorrer ao Oscar em 2021.

#8M, de Mariana Rocha, 13 min, 2017. BRASIL.

Curta-documentário que registra o ato do Dia das Mulheres realizado em Petrópolis no dia 08 de março de 2017. Organizado pelo coletivo feminino “O clã”, o ato reuniu quase 200 mulheres que pararam o centro de uma cidade historicamente conservadora, denunciando violências sofridas por mulheres petropolitanas e reivindicando mais direitos. O filme ainda traz dados que mostram um panorama do quanto ainda é preciso mudar e lutar para que as mulheres tenham seus direitos garantidos.

Pa Rir, de Andressa Hazboun, 16 min, 2021. BRASIL.

Em três capítulos bem-humorados, a saga de uma mãe da gravidez ao puerpério. Ser mãe é merecer o paraíso. Mas só com uma aldeia, isso se faz possível.

Mergulhos, de Beatriz Ohana, 24 min, 2022. BRASIL.

Clarice é uma escritora em início de carreira que precisa entregar seu segundo livro para uma editora. Em meio a um bloqueio criativo, ela se depara com um mundo novo e fantástico que se revela uma grande armadilha.

Pra anotar aí:

Sessões de cinema gratuitas

Onde: Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro (Praça da Águia)

Quando: de 9 a 11 de março

Entrada gratuita

Mais informações: @centrodeculturarauldeleoni

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir