Petrópolis recebe exibições de filmes gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
Evento começa nesta quinta-feira (9) no Cine Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni
Neste mês da mulher, a Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, presta homenagem a força feminina presente nas telas e por trás delas, com curtas e longas metragens dirigidos por mulheres e imersos no universo feminino.
Foto: Divulgação
A mostra “Cinema Substantivo Feminino” começa nesta quinta-feira (9) e segue até o sábado (11). Com entrada gratuita, casa sessão tem capacidade máxima de 50 pessoas. Confira a programação:
9 de março, quinta feira, 19h
Preciosa – Uma história de esperança, de Lee Daniels, 109 min, 2009. EUA.
Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.
10 de março, sexta feira, 19h
Frida, de Julie Taymor, 120 min, 2002. EUA.
A vida de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do século 20. Seu trabalho notável, o tempestuoso casamento e as dificuldades enfrentadas por ser mulher numa sociedade extremamente machista.
11 de março, sábado, 17h
Carne, de Camila Kater, 12 min, 2019. BRASIL.
Misturando diversas técnicas de animação, o curta retrata o depoimento documentário de cinco mulheres acerca da relação com seus corpos.O filme foi selecionado e premiado em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, entre eles o Festival de Toronto, Festival do Rio, Festival de Brasília, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Cinema de Animação de Annecy.Indicado a um prêmio Goya e foi qualificado para concorrer ao Oscar em 2021.
#8M, de Mariana Rocha, 13 min, 2017. BRASIL.
Curta-documentário que registra o ato do Dia das Mulheres realizado em Petrópolis no dia 08 de março de 2017. Organizado pelo coletivo feminino “O clã”, o ato reuniu quase 200 mulheres que pararam o centro de uma cidade historicamente conservadora, denunciando violências sofridas por mulheres petropolitanas e reivindicando mais direitos. O filme ainda traz dados que mostram um panorama do quanto ainda é preciso mudar e lutar para que as mulheres tenham seus direitos garantidos.
Pa Rir, de Andressa Hazboun, 16 min, 2021. BRASIL.
Em três capítulos bem-humorados, a saga de uma mãe da gravidez ao puerpério. Ser mãe é merecer o paraíso. Mas só com uma aldeia, isso se faz possível.
Mergulhos, de Beatriz Ohana, 24 min, 2022. BRASIL.
Clarice é uma escritora em início de carreira que precisa entregar seu segundo livro para uma editora. Em meio a um bloqueio criativo, ela se depara com um mundo novo e fantástico que se revela uma grande armadilha.
Pra anotar aí:
Sessões de cinema gratuitas
Onde: Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro (Praça da Águia)
Quando: de 9 a 11 de março
Entrada gratuita
Mais informações: @centrodeculturarauldeleoni