Personal organizer dá dicas de como cuidar e guardar fantasias de Carnaval
Personal Organizer explica como garantir que peças e adereços durem mais tempo, quando bem cuidados
O Carnaval é um das épocas do ano favoritas de quem curte uma fantasia. Apesar disso, também pode resultar em estresse para quem não souber guardar ou ter que alugar uma peça de última hora.
A Sou Petrópolis conversou com Patricia Freitas, Personal Organizer, que deu dicas de como manter as fantasias bem guardadas durante todo ano, ajudando a conservá-la para ser usada em outras ocasiões. Confira!
Foto: Pinterest
A primeira dica da especialista é: definir, sempre, um único lugar para deixar todas as fantasias e adereços. Assim, o folião não precisa revirar a casa inteira procurando uma parte específica de uma fantasia ou comprar alguma coisa que já tenha, mas não lembra onde está.
Como e onde guardar as fantasias?
Os adultos podem guardar as fantasias em caixas plásticas com tampa ou packs de TNT em locais menos fáceis de acessar, como em cima do guarda roupa, no baú da cama, uma gaveta baixa ou um cantinho do guarda roupa, pois não serão usadas com frequência e é bem difícil não servir mais.
Já para os pequenos, o segredo é deixar tudo o mais à mão possível, já que adoram brincar de faz de conta e crescem rápido. Uma outra maneira é deixar em araras os ganchos na altura das mãozinhas das crianças. Outros adereços, como chapéus e máscaras, podem ficar numa caixa aberta logo abaixo das roupas.
Foto: Pinterest
Pontos importantes para a conservação das fantasias:
- Tenha em mente que roupas e acessórios guardados por muito tempo estragam mais rápido do que as que usamos com frequência (lembra daquela sandália que você guardou anos e quando foi usar a sola descolou? Então…);
- Guarde as fantasias lavadas e completamente secas para evitar mofo;
- Se não der pra lavar em casa, tente lavar a seco numa lavanderia ou borrife álcool ou desinfetante em spray nas áreas que mais suou e deixe arejando por algumas horas na sombra (o sol pode danificar partes mais sensíveis e desbotar as cores);
- Evite pendurar fantasias pesadas;
- Evite dobrar peças com tules e penas, e tome cuidado ao dobrar bordados extensos;
- Use naftalina ou algum antimofo nas caixas e packs;
- Coloque as fantasias pra arejar de 3 em 3 meses.
De acordo com Patricia, seguindo todas essas recomendações, as suas fantasias vão durar muitos carnavais. Ao invés de comprar uma peça nova sempre, o recomendado é fazer um rodízio das mesmas e, também, dos adereços entre os amigos, assim evitando o consumo desenfreado. Essa iniciativa é sustentável e gera economia!
Para saber mais sobre organização, basta seguir a profissional no Instagram @pat.organiza