Connect with us

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta no Boulevard do Theatro Municipal do Rio, nesta quinta-feira

Cultura

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta no Boulevard do Theatro Municipal do Rio, nesta quinta-feira

Concerto é aberto ao público e faz parte da programação “Boulevard de portas abertas”

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) vai se apresentar nesta quinta-feira (22) no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto, aberto ao público, será às 16h e marca o encerramento das atividades da OCPIT em 2022.

Foto: Divulgação

Segundo Nina Mayer, diretora executiva da orquestra, uma das maiores conquistas da OCPIT neste ano foi se apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio em outubro, na ocasião, ao lado de outras três orquestras sociais e da Orquestra e Banda da UniRio. “Agora, fechamos os concertos deste ano participando do Boulevard de portas abertas, com uma apresentação que promete encantar o público presente”, afirma.

As aulas presenciais da OCPIT foram retomadas em 2022 após o período de isolamento, devido à pandemia. Para Nina, outra conquista percebida ao longo do ano foi o fortalecimento emocional dos alunos, por meio da socialização e integração desses jovens. “Percebemos que eles se sentiram acolhidos e mais resilientes”, conta.

O concerto da OCPIT no Boulevard é realizado pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz e a Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e apoio do Instituto Municipal de Cultura (IMC). Conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbras.

Sobre a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) é um projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz /Petrópolis) destinado a estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.

Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir