Connect with us

Exposição ‘Eternas’ é aberta neste sábado no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis

Agenda

Exposição ‘Eternas’ é aberta neste sábado no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis

Os painéis interativos e multimídias estarão abertos à visitação e ressaltam o protagonismo de 23 mulheres que revolucionaram o Brasil nos 200 anos de Independência

A partir do dia 3 de dezembro, será inaugurada a exposição “Eternas”, um tributo a 23 mulheres brasileiras que revolucionaram o país através da expressão artística e contribuíram para a representação da identidade feminina nesses 200 anos de independência do Brasil.

Essas mulheres foram independentes não só como criadoras, mas também da figura masculina, culturalmente provedora e dominadora. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

Foto: Divulgação

Interatividade

A exposição exibe painéis interativos que incluem uma obra, uma minibiografia, uma reflexão sobre cada uma das artistas em questão. As expressões se dividem em poemas, artes plásticas, registro e performances musicais. “Eternas” tem como objetivo dar protagonismo a essas mulheres e por ser uma exposição multimídia, interativa e de caráter histórico-educativo, impactar públicos de todas as idades, gêneros e crenças.

Para o coordenador artístico do projeto, o artista Marco Aurêh, a exposição tem um objetivo especial “evidenciar o papel transformador da arte e contribuir com divulgação e informação acerca da arte feminina brasileira, que muitas vezes fica em segundo plano por mero preconceito ou discriminação”.

Foto: Divulgação

Eternas Mulheres

Além dos painéis, a exposição apresenta uma arte visual conceitual exclusiva com o tema “Eternas Mulheres”, criada pela artista plástica Denise Campinho. A concepção visual das telas foram criadas por Bárbara Costa, a curadoria e a disposição estética da exposição têm a assinatura do escultor e curador Marcelo Lago. Todas as peças contam com um QR-Code que levam a uma audiodescrição e permitem a acessibilidade do público com deficiência visual.

A mostra ficará aberta ao público até o dia 22 de dezembro e, posteriormente, será desdobrada em dois outros produtos multimídia: o podcast “Eternas”, apresentado pela radialista Malu Maia disponibilizado em todas as plataformas de streaming e o catálogo virtual, ambos apresentarão um aprofundamento da exposição de telas. O intuito é ampliar ainda mais a abrangência do público que terá acesso à intensa pesquisa feita sobre a vida e a obra dessas 23 mulheres eternizadas pelo projeto.

O projeto tem produção e idealização da Kaza 8 Produções Culturais e o público pode conhecer detalhes do projeto e acompanhar os lançamentos através do site. 

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Exposição Eternas

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni – Galeria Aberta – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro, Petrópolis – RJ

Quando: 3 a 22 de dezembro

Horário: segunda à sexta, das 9h às 17h

Entrada Franca

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir