Connect with us

10 grandes eventos confirmados para 2023 em Petrópolis

Agenda

10 grandes eventos confirmados para 2023 em Petrópolis

De shows musicais a festas culturais, o calendário de eventos de 2023 está recheado de opções para todos os gostos

No fim da Coletiva de Imprensa do Natal Imperial e Natal Sesc 2022, na manhã do dia 25 de novembro, a Prefeitura de Petrópolis exibiu o vídeo “O Turismo TÁ ON”, com fotos e gravações dos vários eventos realizados ao longo do ano na cidade e, junto com eles, datas das principais festas para o ano de 2023.

“A divulgação, de forma antecipada, é um ganho para a cidade. Nós que organizamos os eventos, todo o trade turístico e a cadeia produtiva tem tempo de se organizar. Além disso, os operadores de turismo podem fazer os roteiros de 2023 com mais antecedência”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

1. Festival de Verão – 22 de janeiro

A segunda edição do Festival de Verão acontece no dia 22 de janeiro, no Parque de Exposições, em Itaipava. Previsto para começar às 16h, o evento conta com shows de Dennis DJ e Ferrugem. Os ingressos já estão sendo vendidos a partir de R$ 30 e podem ser adquiridos na Bilheteria Digital. Mais informações nas redes sociais do Festival de Verão.

Fotos: Reprodução Instagram

2. Aniversário de Petrópolis – 16 de março

Em 2023, Petrópolis comemora os seus 180 anos de fundação no dia 16 de março. Na data, diversos pontos turísticos oferecem descontos ou gratuidade para moradores de Petrópolis. Fora isso, costumam acontecer eventos na cidade e promoções exclusivas em restaurantes. Fica de olho que divulgaremos tudo aqui na Sou Petrópolis.

Foto: Breno Madeira

3. Bauernfest – Festa Alemã – 23 de junho a 9 de julho

A Festa do Colono Alemão ou Bauernfest é um festival que ocorre em homenagem aos imigrantes alemães anualmente no mês de junho, no Palácio de Cristal. Ela é considerada a segunda maior festa do gênero no Brasil, ficando atrás, apenas, da  Oktoberfest, que acontece anualmente em Blumenau, Santa Catarina. Durante o período da festa, a cidade se veste das cores da bandeira da Alemanha e oferece diversas barraquinhas de comidas típicas e atrações para os petropolitanos e turistas que lotam a cidade.

Foto: Edgar Pujol

4. Festival de Inverno do Sesc – Durante o mês de julho

Considerado o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, o Festival de Inverno do Sesc tem uma intensa programação que contempla as principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Ao longo do Festival, diversas atrações, a maioria gratuita, envolvendo artistas, desde nomes importantes do cenário nacional a talentos locais.

Foto: Renan Piva

5. Aniversário de Santos Dumont – 20 de julho

No próximo ano completam-se 150 anos desde o nascimento do pai da aviação, Santos Dumont. A programação já está sendo pensada pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura.

Fotos: Sou Petrópolis

6. Bunka Sai – Festa Japonesa – 17 a 20 de agosto

A festa da cultura japonesa, que busca valorizar os imigrantes orientais, tem barraquinhas de comidas típicas, danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, Festival de Cosplay, e muito mais! Para dar um charme ainda maior à cidade, nessa época do ano, Petrópolis fica toda florida com as sakuras (cerejeiras), tornando-se um ótimo cenário para fotos.

Fotos: Arquivos Sou

7. Serra Serata – Festa Italiana – 14 a 24 de setembro

Para os apaixonados pela gastronomia e cultura italiana, essa festa que homenageia os imigrantes italianos, abrirá as portas do Palácio de Cristal para oferecer muita pizza, massas, música e danças típicas!

Fotos: Arquivos Sou

8. Rock The Mountain – 4, 5, 11 e 12 de novembro

A próxima edição do Rock The Mountain, considerado um dos maiores festivais de música do Brasil, acontece nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro de 2023. IZA, Pitty, Maria Bethânia e Marisa Monte são algumas das artistas que já estão confirmadas para o evento. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 318 e podem ser adquiridos nos links para o primeiro fim de semana e segundo fim de semana.

Fotos: @carolcaminha, @stephaniexhahne e reprodução Instagram

9. Ubuntu – Festa da Cultura Afro-Brasileira – 15 a 20 de novembro

Em 2022, este evento fez parte do calendário oficial de eventos da cidade pela primeira vez e celebrou o Dia da Consciência Negra com uma vasta programação cultural, incluindo shows musicais palestras, contações de história e apresentações.

Veja também: Mês da Consciência Negra: artistas restauram e fazem novos graffitis na Praça da Liberdade 

Foto: Divulgação

10. Natal Imperial – 30 de novembro a 7 de janeiro

O grande evento que já se tornou conhecido em toda a Região Serrana, promete superar as expectativas em 2023. Com uma vasta programação de apresentações musicais e culturais, além de decorações natalinas por toda a cidade, o Natal Imperial se consagra como um dos maiores e mais esperados eventos da cidade.

Foto Bruno Margiotta

E para ficar por dentro de toda a programação de Petrópolis, fique de olho na nossa agenda semanal, divulgada todas as quintas aqui no site, no Facebook e no Instagram! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir